Mais
    InícioGeekGamesBrasil é o sexto país com maior tempo médio diário de jogos...

    Brasil é o sexto país com maior tempo médio diário de jogos de videogame

    Conteúdo especial da Kantar IBOPE Media oferece visão completa sobre os gamers do país e do mundo

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    Um estudo recente da Kantar IBOPE Media revelou que o Brasil é o sexto país com a maior média diária de tempo de jogo entre jogadores de videogame e três dos 10 maiores negócios da história da indústria de games foram fechados nos primeiros meses de 2022. O maior destaque fica para a compra da Activision Blizzard pela Microsoft, por US$ 68,7 bilhões em janeiro.

    O Kantar IBOPE Media é a divisão da Kantar especializada em pesquisa de mídia e preparou o material “O mundo dos games” para entender um pouco desse cenário que cresce cada vez mais. Trata-se da edição de março do Data Stories, conteúdo temático mensal da empresa.

    Continua depois do anúncio

    A proposta do relatório é oferecer uma visão geral a respeito dos gamers. Com ajuda da pesquisa Target Group Index Global Quick View 2021, além de dados das ferramentas Video Streaming Report e TG.Net, a empresa descobriu quem são eles, como se comportam e como se relacionam entre si e com outras atividades enquanto jogam.

    O cenário global dos videogames

    Globalmente, a força dos games é nítida, uma vez que 72% dos usuários de Internet jogam os títulos. E mais: esse público gasta 2h14min diariamente com a atividade.

    Ao analisar os países de forma individual, o Data Stories aponta que o consumo ocorre com maior intensidade em regiões da Ásia e do Pacífico. O primeiro lugar fica com a China, onde 90% das pessoas jogam videogame e gastam 2h02min por dia com o lazer – clique aqui para ver o Data Stories “O mundo dos Games” completo.

    Inscreva-se para receber nossas notícias e novidades em seu e-mail e cancele quando quiser.

    O Brasil também marca presença, ocupando a 15ª posição no ranking mundial. Dados apontam que 67% dos brasileiros jogam videogame, sendo que 42% o fazem todos os dias da semana. O público gamer gasta 2h30min diariamente com a atividade.

    Hábitos com os games no Brasil

    Os gamers brasileiros usam diferentes dispositivos para jogar. Os favoritos são smartphone (83%), console (47%) e computador (44%). Também é possível notar, em menor proporção, o uso de tablet (15%) e console portátil (14%).

    Continua depois do anúncio

    Jogar, no entanto, não é um ato isolado. Os brasileiros costumam realizar outras atividades durante as partidas. Entre elas, destacam-se ouvir música (39%), conversar online (33%), navegar por redes sociais (30%), assistir a vídeos (22%) e pedir comida (19%).

    Ainda vale ressaltar que 54% deles afirmam que é melhor jogar com outras pessoas. Prova disso é que 62% dos Gamers gostam de participar de jogos multiplayer online com desconhecidos e 51% aproveitam a modalidade com amigos.

    A influência dos streamings

    Além de jogar, os brasileiros costumam assistir a streaming de games. Nesse contexto, a Twitch é a plataforma mais relevante. O consumo do serviço é feito majoritariamente por homens (69%) e pela faixa etária de 24 a 34 anos (38%). Os usuários também preferem acompanhar o conteúdo por computador (62%) ou smartphone (33%).

    Continua depois do anúncio

    É importante destacar ainda que 27% dos jogadores no Brasil compartilham suas próprias experiências, seja por meio de gravação do game, seja com screenshots ou stream.

    A expansão do cenário

    Os dados apresentados nessa publicação nem de longe devem se manter estagnados, uma vez que o mundo dos games cresce gradativamente cada vez mais. Ainda ontem publicamos aqui no GKPB sobre o espaço Arena Gamer no Shopping Metrô Santa Cruz, que foi criado com diversos ambientes para conquistar os apaixonados por jogos.

    Além disso, no competitivo, as mulheres felizmente estão conseguindo conquistar seu espaço nesse ambiente que ainda é um tanto quanto tóxico para o sexo feminino. Ontem (29), se iniciou o CPN Delas, com a primeira edição do torneio feminino de Free Fire.

    O jogos indie também ganham aos poucos seus destaques e, com o crescimento das grandes empresas especializadas, o universo gamer deve continuar crescendo e abrangendo mais pessoas cada vez mais.

    Continua depois do anúncio

    Vale lembrar também de diversas marcas que já estão investindo fortemente nesse universo para realizar ações no que está sendo chamado de metaverso, em jogos como GTA RP, Roblox, Avakin Life, Minecraft e diversos outros.

    - Publicidade -

    Últimos stories

    Tok&Stok apresenta coleção inspirada...

    Fãs de Toy Story vão poder celebrar o lançamento do filme com item exclusivo inspirado no uniforme do personagem principal

    Cinemark apresenta balde de...

    Fãs de Toy Story vão poder celebrar o lançamento do filme com item exclusivo inspirado no uniforme do personagem principal

    Leo Burnett é destaque...

    Leo Burnett Tailor Made é a única agência de publicidade a integrar lista

    Samsung apresenta Galaxy M23...

    Novos smartphones chegam com foco em performance, câmeras e bateria. Venda é exclusivamente online
    Publicidade

    🔥 Em alta agora:

    Piticas lança coleção inspirada em Stranger Things

    Não há dúvidas de que a quarta temporada de Stranger Things está deixando todos os fãs ansiosos e, para elevar ainda mais o nível...

    GKPB Em Vídeo

    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    63,985FãsCurtir
    118,389SeguidoresSeguir
    14,500InscritosInscrever
    Publicidade