Uma coisa é certa: As plataformas de streamings chegaram para ficar. Como Matheus Ferreira e Erik Rocha apontam no décimo segundo episódio do Break Publicitário, nós definitivamente estamos na Era dos Streamings, e a pesquisa realizada pela NZN Intelligence com mais de 1.800 respondentes, destaca que 84% dos consumidores possuem dois ou mais serviços de streaming.
Ainda de acordo com a pesquisa, a maioria (36,7%) dos assinantes possuem quatro ou mais serviçoes de streaming, seguidos de três (25,2%), dois (22,8%) e apenas um (15,3%). Cerca de 50% possuem assinatura em plataformas de música e vídeo, outros 44% só aderiram aos serviços de vídeo e 5% dos entrevistados assinam somente streaming em áudio.
E se você acha que esse aumento colossal das assinaturas tem a ver com a pandemia, você está correto, pois o levantamento mostra que o grande boom de assinantes de mais de um serviço foi impulsionado pela pandemia, com 50% dos entrevistados assinando pelo menos um novo serviço de streaming entre 2020 e 2021. E 80% deles afirmam que mesmo com o fim da pandemia – cenário ainda incerto – não irão cancelar suas assinaturas.
Para Tayara Simões, CEO da NZN, um dos principais players para soluções de publicidade e comunicação online, já não é uma discussão se o entretenimento por streaming permanecerá como um hábito e sim um fato, que deve se estabelecer cada vez mais ao redor do mundo nos próximos anos. “O próximo passo para as plataformas é a fidelização real desse público por meio do preço, mas principalmente pela qualidade de catálogo e lançamentos, já que segundo nosso levantamento, a maioria está interessada nas opções de títulos disponíveis (47,6%), em seguida no valor da mensalidade (37%) e, por último, na frequência de atualização da plataforma (15,5%)”, destaca.
Todas as plataformas de streaming seguem em uma corrida para conseguir absorver a maior parte possível do público. Recentemente a HBO Max anunciou um novo serviço que exibirá gratuitamente algumas séries e filmes para que o consumidor tenha uma amostra do catálogo, enquanto Netflix segue com licenciados e as outras plataformas seguem com suas estratégias.
Ouça abaixo o episódio completo do Break Publicitário sobre a Era dos Streamings.