A Diageo, produtora de bebidas como Smirnoff, Johnnie Walker, Tanqueray e várias outras, acaba de anunciar seu mais novo projeto “Spirits Lab”, que vai investir no crescimento de novas categorias de bebidas do portfólio da linha Reserve.
Em parceria com a Villas 11, aceleradora de marcas de bebidas dos sócios Alexandre Wawelberg e Bruno Siqueira, a iniciativa é um dos principais projetos da companhia e pretende testar a viabilidade de marcas pouco exploradas no país.
“O Brasil era considerado um mercado de whisky escocês, vodka e cachaça. A primeira categoria que lideramos foi a de Gin. A Diageo quer gerar tendência e aspiração. Por isso, estamos dando esse próximo passo, impulsionando também uma nova forma de consumo dentro da coquetelaria, com um modelo de trabalho mais ágil”, pontua Carolina Chinez, gerente de Novos Negócios de Diageo Reserve.
Percebendo o interesse brasileiro na coquetelaria, neste primeiro momento, a Diageo anunciou para o projeto a aceleração do Rum Super Premium Zacapa, que chegou em duas versões especiais: Zacapa 23 e Zacapa XO.
Zacapa é uma marca de Rum Super Premium produzida na Guatemala, por uma equipe liderada pela mestre-destiladora Lorena Vasquez, em uma altitude de 2.300 metros acima do nível do mar.
Ao contrário da maioria dos outros runs, que utiliza o melaço como sua base, a Zacapa utiliza somente o primeiro prensado do caldo da cana de açúcar, que é concentrado e chamado de mel virgem.
Muito focada na preservação de sua cultura local, a bebida é fabricada com o Sistema Solera, método diferenciado de envelhecimento em formato de camadas em barris, onde o líquido absorve ainda mais o sabor da madeira, proporcionando uma experiência gustativa única.
Suave e leve, possui notas encorpadas de amêndoas torradas e frutas vermelhas secas. A grande aposta da bebida é focar no consumo puro ou elaborado com drinks, como Rum Old Fashioned (receita clássica da coquetelaria em versão especial preparada com rum), Zacapa Ginger Stormy (coquetel produzido com rum, ginger beer e limão), além de propostas com café e harmonizações com chocolate.
O projeto se deu início em São Paulo, mas a marca pretende expandir o Spirits Lab para o Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba também, que são cidades estratégicas para a potencialização do portfólio de luxo da companhia. A estratégia será focada em um modelo 360°, com atuação nos setores de on-trade e off-trade.
Preço e disponibilidade – Rum Super Premium Zacapa
Quem quiser experimentar as novidades, já pode encontrar a marca de rum pela loja virtual The Bar. O Zacapa 23 já esgotou, mas o Zacapa XO ainda está à venda por R$ 813,90.