Em época pós-BBB, principalmente neste ano de 2021, muito se fala em se tornar “embaixador” de uma marca, mas afinal, o que isso significa? O que é um embaixador e em que ele ajuda a sua marca?
Ao contrário do que se pensa, o embaixador não é a mesma coisa que o garoto-propaganda da marca. Na maior parte das vezes, o embaixador é responsável por criar uma conexão com um potencial cliente da sua empresa.
É necessário que esse embaixador tenha uma percepção clara a respeito da marca e compartilhe das mesmas visões e valores, pois ele se torna um vínculo direto entre o consumidor e a marca, transferindo a credibilidade da marca para si e vice-versa.
Marcas como Americanas e Motorola apostaram em ex-BBB’s para se tornarem embaixadores de suas marcas, mas quando esse assunto vem à tona, não são só os brothers que levam esse título para as empresas. Outros grandes exemplos são a Anitta, com a Skol, e a Nath Finanças, com a Fiat.
Por que o embaixador é importante para a marca?
O embaixador é importante justamente pelo que foi citado aqui nessa matéria anteriormente: ele leva sua marca para potenciais consumidores que, de uma hora para outra, passarão a conhecer sua empresa.
Com um embaixador é possível multiplicar o nível de exposição da sua marca no ambiente digital, aumentando e fortalecendo o share of mind de sua marca, já que sempre que virem determinado influenciador haverá a conexão automaticamente ligando a sua empresa.
Mas qual é a diferença entre embaixador e garoto-propaganda?
Enquanto o embaixador caminha lado-a-lado com a marca, o garoto-propaganda está ali para fazer justamente o que diz o nome: aparecer na propaganda.
Embora o garoto-propaganda esteja em algum comercial da marca, é possível que ele nunca mais volte a aparecer após o término da campanha. Já com o embaixador a história é um pouco diferente, já que seus produtos estarão inseridos diretamente na vida e no cotidiano do influenciador e não somente em algum conteúdo específico.
Então como escolher os melhores embaixadores?
É importante se atentar não somente na quantidade de seguidores que a pessoa possui, mas também na conexão dela para/com sua marca. A missão, visão e os valores de ambos devem caminhar junto para que não hajam imprevistos no meio do caminho que poderiam ter sido evitados.
Lembre-se que confiar em um embaixador é vincular sua marca a ele e, por isso, não é um cargo disponível para qualquer um.
Escolha alguém que irá realmente se conectar com seus produtos e agregar em seu cotidiano, para que a inserção aconteça de maneira natural e gere identificação em seus potenciais clientes. Dessa forma é possível diminuir bastante a chance de erros acontecerem durante essa jornada.