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    InícioBreak PublicitárioJingles que marcaram a publicidade | Break Publicitário #09

    Jingles que marcaram a publicidade | Break Publicitário #09

    Neste nono episódio do Break Publicitário, você acompanha uma viagem com Matheus Ferreira e Erik Rocha pelos clássicos jingles nacionais.

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    Embora seja um prática não muito popular hoje em dia, os jingles sem dúvida são bem importantes para a história da publicidade brasileira. No nono episódio do Break PublicitárioMatheus Ferreira e Erik Rocha conversam sobre jingles que marcaram a publicidade nacional.

    O surgimento dos jingles

    O primeiro jingle da história surgiu em 1926, quase 100 anos atrás, nos Estados Unidos para um cereal matinal chamado Wheaties, que trazia o slogan “Para um café da manhã de campeões”. O jingle do cereal foi um sucesso tão grande que durou até meados da década de 50, surfando na onda do sucesso dos rádios.

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    Jingles clássicos que fizeram história

    Os jingles caíram na boca do povo, ou melhor, nos ouvidos, e diversas marcas passaram a usar para divulgar seus produtos das mais variadas formas possíveis. Alguns deles fizeram tanto sucesso que até hoje há quem se lembre.

    Pipoca com Guaraná

    “Pipoca na panela, começa a arrebentar…”, dizia o jingle que, por incrível que pareça, surgiu em 1991 explorando o hábito de comer pipoca com Guaraná Antarctica de acompanhamento. Foi tanto sucesso que no ano passado a marca fez um remake do jingle estrelado por Manu Gavassi

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    Mamíferos da Parmalat

    “O elefante é fã de Parmalat, o porco cor de rosa e o macaco também são…”, era o que cantava o jingle de uma das mais populares campanhas da publicidade nacional. Além do jingle, a Parmalat também apresentava colecionáveis de pelúcia, que fizeram um sucesso enorme entre o público.

    O icônico Dollynho

    Que atire a primeira pedra quem nunca ouviu o famoso “Oi, pessoal! Eu sou o Dollynho, seu amiguinho, vamos cantar?” e automaticamente começou a cantar junto. O personagem mascote da Dolly já é quase um patrimônio cultural brasileiro e, quando a marca tentou tirar o destaque do personagem em um momento, os fãs se pronunciaram pelo retorno.

    Me dá Danoninho

    “Danoninho dá, me dá Danoninho, Danoninho dá” surgiu em 1989 e até hoje gruda na cabeça na hora que começa a tocar. O jingle ganhou diversas versões e se reciclou com o passar do tempo sempre fazendo muito sucesso.

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    “Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial…”

    Conhecido até mesmo por quem não gosta, esse clássico jingle do McDonald’s para o Big Mac conquistou o público e, na época em que foi lançado ganhou a graça dos consumidores por conta de uma promoção de 1990, onde você cantava o jingle no balcão do Méqui para ganhar uma torta de brinde.

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    Johnson’s Baby

    “Gostosoooo pra xuxu xuá xuá”. O jingle da Johnson’s Baby que ensinava a lavar o cabelo fez muito sucesso entre os consumidores e, tempos depois, ainda conseguiu emplacar outro jingle falando sobre cabelos cacheados.

    “Hoje é um novo dia” da Globo

    A gente percebe que o ano tá acabando quando começa a ouvir o hino em coral de fim de ano da Globo. Consolidado, desde meados de 1971, os finais de ano dos telespectadores de todo país.

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    No podcast, Matheus lembra também da versão de 2014, que foi bem marcante e apresentou um modelo diferente do habitual.

    Batata Show

    Como nem tudo são flores, temos também aqueles clássicos que simplesmente não são tão bons assim. Esse é o caso do “Batata Show” protagonizado por Mauricio Mattar que até acabou viralizando… mas pelos motivos errados.

    Vem pra Rua — Fiat

    No auge dos protestos de 2013, a campanha “Vem pra Rua” da Fiat acabou se tornando tema das manifestações. De acordo com a marca, a campanha foi encerrada por ter chegado ao prazo, mas muitos acreditam que a suspensão se deu por conta das associações com os protestos.

    Pôneis Malditos

    “Você quer uma picape que tenha cavalos ou pôneis?”, os pôneis malditos chamaram atenção do público e a Nissan apresentou um aumento enorme em sua popularidade por conta desse comercial.

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    Cremoso e saboroso — Vigor

    “Dentro desse pote tem uma surpresa que ninguém sabe explicar o sabor que tem”. Esse jingle da Vigor é um dos mais recentes da lista de sucessos, a marca atualmente tem como embaixador o ex-BBB Gil do Vigor e bem que podia lançar um novo jingle protagonizado pelo brother, né?

    Levíssimo

    Sendo o jingle do momento, a campanha da Seara está atualmente nas telas mostrando a nova categoria de produtos da marca. 

    Os jingles e a política

    Os jingles marcam muita presença em período de eleição e é certo que essa prática vai perdurar por muito tempo, pois continua atingindo abertamente a população com carros de som, rádio e veículos que dependam necessariamente do som.

    No Instagram

    Foi perguntado aos seguidores do @geekpublicitario e @breakpublicitario: “Qual é o Jingle mais marcante que vem a sua cabeça?”, confira abaixo a lista dos mais falados:

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    • Pipoca com Guaraná
    • Eu nasci com cabelo enroladinho
    • Big Mac
    • Casas Pernambucanas
    • Pôneis Malditos
    • Dolly

    Considerações finais

    A presença dos jingles em nossas vidas infelizmente é cada vez menor, mas é fato que, quando se trata de áudio na publicidade, os jingles fazem um ótimo trabalho para fixar a marca na mente dos consumidores.

    Caso você tenha interesse em conferir toda conversa do podcast na íntegra você pode ouvir o Break Publicitário em todas as plataformas digitais.

    Conheça nosso podcast

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