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    CO2AT: Azgard9 cria a primeira peça de roupa que produz oxigênio

    A marca paquistanesa Azgard9 criou a CO2AT, uma espécie de capa que possui microorganismos fotossintéticos em seu capuz.

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    Enquanto ainda não temos carros voadores, as marcas estão mergulhando no futuro da ficção científica das mais diversas maneiras, algumas com Influenciadores Virtuais, outras com carros elétricos. Já Azgard9 foi além, e criou a primeira peça de roupa capaz de produzir oxigênio.

    A Azgard9 é uma marca paquistanesa e criou a peça chamada “CO2AT”, que foi produzida a partir do reposicionamento da marca com foco no desenvolvimento de produtos e soluções com baixo impacto no meio ambiente.

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    Com o conceito “Future Before Fashion”, a peça foi criada em parceria com o laboratório inglês Post Carbon Lab e pode até mesmo ser chamada de ser vivo. Sendo uma espécie de “capa”, a roupa tem seu capuz tratado com pigmentação microbiana, que se comporta como uma planta utilizando microorganismos fotossintéticos (processo onde as plantas absorvem dióxido de carbono que transformam posteriormente em glicose e oxigênio).

    Da maneira que foi produzida, durante o seu ciclo de vida, a peça liberta oxigênio, melhorando o ambiente imediato do utilizador, além de impactar positivamente o meio ambiente e produzir, aproximadamente, a mesma quantidade de O2 que um carvalho.

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    “Enquanto as marcas estão pensando na próxima coleção, nós estamos pensando em coleções para o futuro. Na verdade, em como as roupas podem ser pensadas daqui a cinquenta anos. Foi nesse sentido que produzimos algo que poderia fazer parte da coleção de 2043 de todas as marcas. Estávamos cansados de pensar em como poderíamos mudar o ‘futuro da moda’ para melhor e decidimos fazer algo a esse respeito”, explica Ahmed Shaikh, CEO da Azgard9.

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    O projeto está disponível no site CO2AT e, até o momento, não há informações sobre onde comprar a peça mas, de acordo com a Azgard9, a ideia é transformá-la num conceito “mainstream”. A peça viva será compartilhada com a rede global da marca, que vai desde grande grupos de moda como LVMH, às marcas de fast fashion como ZARA.

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