Home Inovação Aplicativos Nova York anuncia aplicativo para certificar vacinação contra Covid-19

Nova York anuncia aplicativo para certificar vacinação contra Covid-19

0
Nova York anuncia aplicativo para certificar vacinação contra Covid-19

Nos Estados Unidos, Nova York está investindo no uso de tecnologia para se adaptar as mudanças causadas pelo Corona Vírus. O estado está anunciando um aplicativo que funcionará como um “passaporte digital” para certificar vacinação contra Covid-19.

O app se chama Excelsior Pass e pode ser baixado gratuitamente (Android ou iOS). O uso é totalmente voluntário e, inicialmente apenas residentes do estado podem utilizar com o intuito de comprovar que já foram vacinados ou que foram testados como negativos para Covid-19.

No Excelsior Pass estarão disponíveis algumas informações pessoais, juntamente com um QR Code, para possibilitar a entrada em eventos, estádios, casa de shows e outros locais. O famoso Madison Square Garden já anunciou que passará a utilizar o aplicativo em breve. 

Foto divulgada pelo Estado de Nova York.

A novidade foi anunciada pelo governador Andrew Cuomo e chega como uma iniciativa para agilizar o retorno do comércio. “A questão ‘saúde pública ou economia’ sempre foi uma escolha falsa. A resposta deve ser ambasÀ medida que mais nova-iorquinos são vacinados a cada dia e as principais medidas de saúde pública continuam a atingir regularmente suas taxas mais baixas em meses, o Excelsior Pass anuncia o próximo passo em nossa reabertura criteriosa e baseada na ciência“, explica Cuomo.

Algumas pessoas não aceitaram a chegada do Excelsior Pass por conta da necessidade de compartilhar dados médicos, mas as autoridades estão enfatizando que o uso do passaporte é inteiramente voluntário tanto para empresas, quanto para as pessoas.

O aplicativo foi desenvolvido em parceria com a IBM e, para tranquilizar os usuários, as autoridades explicam que o app não armazena ou rastreia dados de saúde privados, pois conta com uma combinação de blockchain e criptografia para proteger os dados dos usuários.