A Ambev conseguiu mostrar um pouco de como funciona o processo da reciclagem por meio de uma animação que recebeu o título de “Querido Lixo”, produzida pelo Zombie Studio.
No filme, podemos observar a trajetória de uma garrafa pet até que a mesma se torne uma lixeira, para exemplificar o processo realizado pela Ambev, que coletou lixo plástico durante o Carnaval de 2020 no Brasil e transformou em duas mil lixeiras para 2021.
A ação aconteceu em parceria com a ANCAT (Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis), para recolher o lixo dos principais blocos de rua em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Recife.
Parte do lixo coletado no ano passado foi utilizado na produção de Querido Lixo, como os cenários, que foram feitos com materiais reciclados. “O filme concretiza duas entregas, uma criativa que inspira e outra prática que acompanha a ação e transforma o cenário em lixeira. Foram 868 horas de trabalho, 65 profissionais envolvidos e muitos estudos de referência para chegarmos no stop motion“, conta Paulo Garcia, sócio e diretor do Zombie Studio.
De acordo com a Ambev, o lixo coletado em 2020 totalizou 324 toneladas de resíduos e material reciclável e, desse todo, 127 toneladas de plástico foram transformadas em duas mil lixeiras, que agora estão sendo instaladas em Salvador e Recife, com a participação de 3 mil catadores.