“A verdade nua” é o nome da campanha produzida pela agência BETC Paris em parceria com a Repórteres sem Froteiras (RSF) que colocou o Bolsonaro “nu” como protagonista, em razão aos ataques frequentes do Presidente da República à imprensa.
“Uma forma simbólica de confrontar o presidente Bolsonaro com a realidade nua e crua dos fatos, enquanto ele acusa a imprensa pelo caos instalado no país para desviar a atenção de sua desastrosa gestão da crise sanitária. O Brasil é hoje o terceiro país mais afetado no planeta pela Covid-19 e a campanha reforça a importância de conhecer os fatos para compreender a pandemia e poder agir sobre ela. Fatos aos quais a população brasileira não teria acesso sem o trabalho dos jornalistas”, diz a entidade.
Além do Bolsonaro sem roupa, a montagem ainda o coloca segurando uma placa com o número de mortes causadas pela Covid-19 e o número de casos confirmados da doença no Brasil.
De acordo com o RSF, o trabalho da imprensa brasileira ficou ainda mais complexo com a presença de Jair Bolsonaro na presidência, o que não deveria estar acontecendo, já que o Brasil ocupa a 107ª posição entre os 180 países incluídos no Ranking Mundial da Liberdade de Imprensa, publicado pela RSF.
A campanha já está no ar e se encontra disponível em inglês, francês, espanhol e português.