Mais
    InícioQuem Aprovou Isso?Anúncio da Heineken nas redes é acusado de assumir tom machista

    Anúncio da Heineken nas redes é acusado de assumir tom machista

    Anúncio de Heineken que uniu imagem de mulher fazendo embaixadinha e texto "hora de deixar para quem sabe" foi criticado por mulheres.

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade:

    ✨ O que você precisa saber:

    • Heineken foi fundamental para mostrar que é possível fazer propaganda de cerveja sem estereótipos machistas.
    • Uma campanha da Heineken foi interpretada como machista, gerando críticas do público.
    • A marca se posicionou explicando que o filme faz parte de uma campanha global que celebra o retorno do futebol após a suspensão devido à pandemia.

    Este é um recurso beta. Encontrou um erro? Envie pra gente.

    A Heineken teve um papel fundamental para ajudar o mercado publicitário brasileiro a entender que é possível fazer boa propaganda de cerveja sem utilizar de qualquer estereótipo machista, mas como toda marca, está sempre sujeita a alguma polêmica, principalmente dentro do contexto social vivido hoje. E foi exatamente o que aconteceu com uma pílula veiculada nas redes sociais para sustentar a campanha que celebra o retorno da Champions League.

    No filme que nós encontramos na biblioteca de anúncios do Facebook, a marca mostra uma mulher jogando bola e derrubando um vaso. Após isso, aparece uma mensagem onde se lê “Hora de deixar para quem sabe”. O texto junto com a imagem virou rapidamente motivo de uma interpretação machista por parte do público.

    Continua depois do anúncio

    Nós recebemos este vídeo por meio de compartilhamento em um grupo do Whatsapp, onde fica difícil mensurar o tamanho da viralização das críticas. No Instagram de Heineken, um post realizado há 3 horas atrás conta com um comentário cobrando a marca sobre um posicionamento a respeito deste filme: “Quando vão se pronunciar sobre a propaganda vergonhosa e machista que vocês soltaram sobre a Champions????”, diz o comentário, que foi publicado há pouco mais de uma hora e conta com 13 curtidas.

    O vídeo em questão é parte da campanha, que mostra inclusive alguns outros homens em situações muito semelhantes, como caindo sobre arbustos e tentando fazer embaixadinhas com papel higiênico etc. Apesar disso, o vídeo não exibe o texto sobre “deixar para quem sabe” em nenhum momento. Assista:

    Continua depois do anúncio

    O Geek Publicitário entrou em contato com a Heineken por meio de sua assessoria de imprensa, que enviou o seguinte posicionamento, reproduzido na sua íntegra abaixo:

    O filme  “A espera chega ao fim” faz parte da campanha  global da marca que mostra, de forma bem-humorada, a angústia dos apaixonados por futebol durante a suspensão dos jogos devido à pandemia. As imagens retratam as formas divertidas que as pessoas encontraram para passar por esse período sem jogos, dentro de suas casas. Nosso propósito é de celebrar o retorno do torneio, mesmo que de uma forma diferente, sem torcida nos estádios, e convidar todo público, fã de futebol, a voltar a assistir e se inspirar com os atletas lendários da UEFA Champions League. Veja aqui o vídeo completo.
    https://www.youtube.com/watch?v=MOtV5mjYB4w

    📺 Confira os destaques desta semana em nosso canal no Youtube

    - Publicidade -

    🔥 Em alta agora:

    🫵🏻 Recomendado para você:

    Publicidade

    Veja no Instagram

    Confira o GKPBCast

    Publicidade

    Conecte-se

    62,134FãsCurtir
    165,000SeguidoresSeguir
    7,200SeguidoresSeguir
    50,700SeguidoresSeguir
    5,400SeguidoresSeguir
    18,000InscritosInscrever

    Conheça nosso Instagram