Durante esse mês de agosto, a marca de biscoitos Oreo, da Mondelēz International, convidou Lázaro Ramos, Henrique Fogaça e Alexandre Herchcovitch para narrarem novas versões de contos clássicos. A ideia é que as histórias reinventadas possam trazer representatividade e diversidade para os contos de forma “brincante”. A criação é da Sapient AG2.
O projeto “Faz de Contos” da Oreo já possui dois episódios disponíveis que contam, separadamente, a história de Rapunzel e de João e o Pé de Feijão. As histórias foram reescritas pelo artista Lázaro Ramos e que também é quem narra a história de Rapunzel. O chef Henrique Fogaça ficou responsável por contar a história de João e o Pé de Feijão. Além disso, o terceiro episódio vai apresentar a história do Patinho Feio e terá a narração do estilista Alexandre Herchcovitch. Confira os dois primeiros episódios:
Para promover a representatividade e diversidade nas novas histórias, o artista Lázaro Ramos apresenta Rapunzel como uma menina preta com belos cabelos crespos, João destemido em sua cadeira de rodas Aventurosa e o Patinho Feio vivendo em casa com seus dois pais e não entendendo o que poderia haver de feio em ser diferente. O próximo e último episódio vai ao ar nas redes sociais da marca e Spotify no dia 22 de agosto.
O lançamento do projeto contou com uma live no Instagram de Oreo Brasil, onde os três convidados discutiram sobre paternidade. Além disso, os três também discutiram sobre a importância de trazer representatividade nas brincadeiras e contos infantis: