Em 7 de agosto de 2006 era aprovada a lei número 11.340, que popularmente acabaria conhecida como Lei Maria da Penha em homenagem à mulher que lutou pela própria vida e pela vida de todas as brasileiras por um mundo sem violência contra a mulher. Sim, é bizarro que só tenhamos uma lei que tipifica este tipo de violência como crime há 14 anos.
E para celebrar os 14 anos da lei, o pessoal da Universal TV Brasil decidiu lançar um filme de apoio, que utiliza de trechos de discussões sobre violência contra a mulher para conscientizar e celebrar a conquista. A proposta do canal com a peça é dar apoio e encorajar mulheres a não se calarem e a denunciarem qualquer tipo de agressão. Veja:
Lei Maria da Penha e violência contra a mulher durante o isolamento social
De acordo com pesquisas do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, durante a pandemia houve redução de 27% no número de registros de casos desse tipo de violência, mas o número de feminicídios cresceu. Os resultados apontam que a redução dos registros das agressões se deu devido, possivelmente, ao período de isolamento social, pois durante a pandemia as mulheres têm uma possibilidade menor de denunciar, por estar junto de seus agressores.