Mais
    InícioPublicidadeReclame Aqui congela reputação e abre brecha para inadimplência das empresas na...

    Reclame Aqui congela reputação e abre brecha para inadimplência das empresas na plataforma

    Com as reputações congeladas, Reclame Aqui acena para comerciantes e abre brechas para que consumidores sejam prejudicados. Saiba mais.

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    O Reclame Aqui é uma das poucas esperanças do consumidor digital quando tem problemas com sites. A reputação no serviço é uma das primeiras coisas que muitos compradores vão olhar antes de dar uma chance a um e-commerce que não têm experiência de compra anterior ou indicação de amigos. E o serviço é tão importante, que muitas empresas têm equipes específicas de atendimento para lidarem com a plataforma. Algo que é benéfico tanto para as empresas, quanto para os consumidores.

    Mas durante a quarentena, o Reclame Aqui decidiu simplesmente congelar as reputações dos seus clientes. A justificativa da companhia é de que a medida tem como intuito não prejudicar as companhias durante uma época em que podem haver diversos problemas com os serviços de e-commerces por conta do COVID-19. Confira o texto abaixo retirado do site Reclame Aqui.

    “Somente serão congeladas as abas de 6 meses (01/09/2019 – 29/02/2020) e 12 meses (01/03/2019 – 29/02/2020) no período da pandemia. Esse congelamento não vai interferir nas respostas das empresas. A medida visa ajudar as empresas durante a crise do Coronavírus. Como a crise se estendeu no último mês, muitas empresas podem ter tido seu atendimento impactado.”

    O Reclame Aqui diz que o congelamento não interfere nas respostas, sob a justificativa de que empresas com taxa menor do que 50% de respostas têm sua reputação descongelada; mas se uma empresa sabe que nada acontecerá com sua reputação, as respostas podem ser piores e mais demoradas do que o normal.

    Aumento das buscas pela plataforma durante a quarentena

    Em uma análise da ferramenta Google Trends, é possível ver que a tendência de pesquisa do termo Reclame Aqui tem uma alta significativa a partir do início do isolamento social, o que indica que as pessoas procuraram mais o site para realizar uma reclamação. No entanto, no período em que mais pessoas precisaram do Reclame Aqui, a ferramenta congelou sua principal ferramenta para beneficiar as empresas, sem qualquer contrapartida para o consumidor.

    Buscas pelo termo “Reclame Aqui” tiveram forte queda no início da quarentena, mas agora ocupam o maior volume dos últimos 12 meses.

    8 dos mais reclamados estão congelados

    Uma pesquisa do próprio Reclame Aqui encomendada pelo InfoMoney elegeu 10 empresas varejistas que mais receberam reclamações sobre entregas antes e depois da quarentena. Das 10, apenas duas reputações não estavam pausadas no site até o momento em que escrevíamos esta matéria: Mercado Livre e Netshoes.

    O Mercado Livre mostrou melhor preparo para lidar com o momento atual e garantiu a melhor reputação da série histórica. A Netshoes, nunca respondeu qualquer uma das suas 40.036 reclamações recebidas no site. Todas as demais companhias: Cacau Show, Magazine Luiza, Kabum, Casas Bahia, Extra.com.br, Ponto Frio, Americanas e Carrefour não foram sequer afetadas pelo mau desempenho de 01/03 a 19/05/2020.

    Dia das Mães e Dia dos Namorados

    Nos últimos dias houveram duas grandes datas para o comércio: Dia das Mães e Dia dos Namorados, onde diversas companhias atrasaram suas entregas e não deram conta dos prazos prometidos. mesmo sabendo das limitações impostas pela pandemia.

    A ineficiência do e-commerce, inclusive, fez com que a população lotasse shoppings e promovesse aglomerações em portas de lojas para garantirem o presente a tempo. Durante este período, diversas destas empresas mantiveram sua reputação intacta.

    Sem o sistema de reputação das empresas, o Reclame Aqui perde seu principal termômetro sobre a qualidade de um negócio. Seja ele digital, ou não. Para ser mais claro, o site perde boa parte de sua serventia. Além disso, o congelamento mostra dados que não são compatíveis com o que tem acontecido na realidade. Ou seja, se uma empresa conseguiu realizar um trabalho melhor do que a outra durante a pandemia, o consumidor jamais saberá.

    Descongelando…

    No início do mês a companhia anunciou uma série de mudanças e um descongelamento gradativo até o descongelamento total das empresas em 22 de junho. O comunicado cita ainda que as avaliações serão retroativas e incentiva os lojistas a responderem mensagens que ainda não foram recebidas para que possam ter uma avaliação melhor quando forem descongelados. Com várias dicas, o texto é uma pequena consultoria disponibilizada publicamente de como não deixar o consumidor perceber que foi ignorado durante o tempo de congelamento.

    O outro lado

    Ao Geek Publicitário, o Reclame Aqui deu o seguinte posicionamento, que reproduziremos na íntegra:

    “O Reclame Aqui congelou a reputação das empresas por um determinado período por entender que estamos vivendo um momento sem precedentes.

    Durante todo esse tempo de congelamento, que se encerra na próxima segunda-feira, dia 22 de junho, nós acompanhamos o movimento das empresas e, também, quais respeitaram o consumidor. Aquelas que paravam de responder 50% das reclamações recebidas, tiveram sua reputação descongelada.

    Também realizamos um estudo de monitoramento sobre o comportamento das marcas e verificamos que muitas delas melhoraram seus índices em plena pandemia (pesquisa que o mercado recebe ainda esta semana).

    Além disso, o Reclame AQUI continuou de olho em todas as empresas que lesam o consumidor brasileiro, como a aplicação de golpes, as denunciando, e claro, informando o consumidor sobre isso e o orientando”.

    - Publicidade -

    Últimos stories

    Coleção celebra o 27º aniversário da obra de Eiichiro Oda

    Novidade chega acompanhada do sabor 'Cookies Bauducco Fini Tubes Pinta Língua'

    A patrocinadora global dos Jogos Olímpicos 2024 montou espaço exclusivo na Faria Lima, em SP, para receber os torcedores com transmissão dos jogos

    Com notas de comestíveis, linha exala aroma de doce de leite, brigadeiro e casquinha de baunilha em itens para uma rotina de skincare simplificada

    🔥 Em alta agora:

    Bauducco e Fini criam Cookies Dentaduras em edição limitada

    A Fini vrm sendo uma das companhias que estão ganhando destaque em colaborações. Depois do lançamento do Kit S'Mores que nós já falamos aqui...

    🔥 Em alta agora:

    Bauducco e Fini criam Cookies Dentaduras em edição limitada

    A Fini vrm sendo uma das companhias que estão ganhando destaque em colaborações. Depois do lançamento do Kit S'Mores que nós já falamos aqui...
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,692FãsCurtir
    153,000SeguidoresSeguir
    7,100SeguidoresSeguir
    50,000SeguidoresSeguir
    5,400SeguidoresSeguir
    16,800InscritosInscrever
    Publicidade