Mais
    Início Negócios Sleeping Giants expõe fragilidade do Google AdWords e da mídia programática no...

    Sleeping Giants expõe fragilidade do Google AdWords e da mídia programática no Brasil

    Apesar de comprovadamente violar os termos do Google Adsense, o Jornal da Cidade Online continua exibindo anúncios utilizando a plataforma. Saiba mais.

    Publicidade

    Desde que o Sleeping Giants expôs diversas companhias, avisando-as que elas estavam ajudando a financiar o Jornal da Cidade Online, site acusado de publicar Fake News e inventar perfis apócrifos para atacar políticos, os profissionais de Marketing e Publicidade começaram a rever suas campanhas de mídia programática desesperadamente com o intuito de diminuírem os impactos do ocorrido, ou até medo de serem expostos.

    O que o Sleeping Giants faz é um trabalho de formiguinha, porém extremamente inteligente: ir direto nos anunciantes, por terem o poder de decidir onde vai a verba, e dão publicidade ao assunto, justamente para impor pressão do público diante do posicionamento da empresa. Dessa forma, mais de 30 marcas se posicionaram nos poucos dias de atuação do perfil.

    Continua depois do anúncio

    E o Google Brasil?

    Uma dúvida que fica é: onde estão as políticas do Google Adsense? O Google já afirmou publicamente que está em um esforço para tornar as notícias mais confiáveis dentro de sua plataforma. No dia 20 de março a companhia divulgou um vídeo que promovia o Google News Initiative, que tem como um dos objetivos principais, combater a desinformação e assegurar que as empresas consigam propagar bom jornalismo. Utilizando a própria ferramenta de fact checking disponibilizada pelo Google é possível ver pelo menos duas publicações do Jornal da Cidade Online categorizadas como falsas.

    Os termos do Adsense são bem claros em relação a suas proibições. Inclusive sobre a publicação de conteúdo enganoso.

    Imagem: Reprodução – Google – Acessado em 22 de maio de 2020 às 17h21.

    Apesar disso, o site Jornal da Cidade Online continua utilizando o Google Adsense sem qualquer problema.

    Nós entramos em contato com o Google e fizemos as quatro seguintes perguntas à companhia:

    • O Google tem conhecimento de que sua plataforma de anúncios está sendo utilizada para financiar sites que propagam notícias consideradas por agências de fact checking como falsas?
    • Qual o posicionamento da companhia em relação a isso?
    • Existe alguma possibilidade de que a empresa Jornal da Cidade Online tenha os anúncios interrompidos pela plataforma do AdWords?
    • O que os anunciantes e departamentos de Marketing podem esperar do Google em relação a este assunto delicado?

    A companhia não respondeu a nenhuma das nossas perguntas. Ao contrário disso, enviou um posicionamento, que reproduzimos a seguir:

    “Oferecer aos usuários informações confiáveis é parte da nossa missão. Temos políticas contra conteúdo enganoso em nossas plataformas e trabalhamos para destacar conteúdo de fontes confiáveis. Agimos rapidamente quando identificamos ou recebemos denúncia de que um site ou vídeo viola nossas políticas. Entendemos que os anunciantes podem não desejar seus anúncios atrelados a determinados conteúdos, mesmo quando eles não violam nossas políticas, e nossas plataformas oferecem controles robustos que permitem o bloqueio de categorias de assuntos e sites específicos, além de gerarem relatórios em tempo real sobre onde os anúncios foram exibidos.” — porta-voz do Google

    Continua depois do anúncio

    Respondemos mais uma vez à companhia dizendo que nossas perguntas não haviam sido respondidas, e resumimos as dúvidas, em apenas uma questão, mais objetiva e direta:

    Geek Publicitário: “O Google Brasil vai suspender os anúncios do Jornal da Cidade Online?”

    A resposta que recebemos foi mais uma vez vazia: “Não comentamos casos específicos”.

    As marcas e agências de publicidade esperam minimamente o cumprimento dos termos por parte da companhia. No entanto, tudo o que o Google tem a responder quando questionado é que não comenta casos específicos. Que este posicionamento seja considerado na hora de investir sua publicidade em mídia novamente.

    Com amor, GKPB. <3

    Acompanhe novidades em tempo real. Siga nosso perfil no Instagram.

    Publicidade

    Conheça nosso canal no Youtube:

    Publicidade

    GKPB Em Vídeo

    Geek Public... o quê?

    imagem-perfilMatheus Ferreira, 29, é o cara que cuida desse site que você já ouviu falar por aí.

    O Geek Publicitário é mais que um Blog de Publicidade. É um lugar para abordar tudo o que acontece de mais interessante no mercado da comunicação, da criatividade e do universo geek. Entre, tire os sapatos e sinta-se a vontade.

    + Saiba mais

    Conecte-se

    64,608FãsCurtir
    93,700SeguidoresSeguir
    14,500InscritosInscrever

    Veja também:

    Procon multa Banco C6 em mais de R$ 7 milhões por empréstimos não solicitados...

    O Procon-SP informou hoje que multou o Banco C6 Consignado S/A por prática abusiva e outras infrações do Código de Defesa do Consumidor por...

    Prioridades dos brasileiros serão saúde e estudo em 2021, diz Google

    Com o isolamento social provocado pela pandemia nossas vidas acabaram virando de cabeça para baixo e as prioridades dos brasileiros mudaram rapidamente. Agora a...

    Magalu traz Anitta e Barões da Pisadinha em Black das Blacks 2020

    No ano passado o Magalu e o Multishow apresentaram ao Brasil um novo formato comercial totalmente diferente para a Black Friday. Com um aspecto...

    Estudo do Gloob aponta efeitos da pandemia nas crianças

    Uma coisa é fato, ninguém saiu ileso do isolamento social imposto pela pandemia do novo Coronavírus. E se nós, adultos, já não sabemos lidar...

    Em parceria com A Fazenda, AliExpress prepara maior 11.11 de sua história no Brasil

    O AliExpress tem investido pesado no Brasil. E depois de fretar 3 voos semanais ao país para conseguir dar mais agilidade às entregas, agora...

    Newsletter

    Equipe

    Matheus Ferreira

    Editor-Chefe

    Tom Oliveira

    Repórter

    Publicidade
    Publicidade