Mais
    InícioPublicidadeCausas SociaisSleeping Giants chega ao Brasil e pressiona marcas para removerem publicidade de...

    Sleeping Giants chega ao Brasil e pressiona marcas para removerem publicidade de sites que espalham Fake News

    Sleeping Giants Brasil é a versão brasileira de perfil que criou um rombo no orçamento dos veículos de extrema direita nos Estados Unidos. Saiba mais.

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre o Sleeping Giants, mas o coletivo teve início nos Estados Unidos após as eleições que tornaram Trump presidente do país sob diversas acusações de Fake News em 2016 com o intuito de tentar combater as notícias falsas por meio de onde mais se lucra com elas: publicidade.

    Criado há pouco mais de 2 dias, a versão verde e amarela do coletivo, o Sleeping Giants Brasil tem ganhado muito espaço no noticiário brasileiro. Isso porque em poucas horas o esforço do grupo conseguiu remover uma série de grandes anunciantes do site Jornal da Cidade Online, eleito por eles o veículo principal para o início do combate à monetização de fake news no Brasil.

    Continua depois do anúncio

    Quais empresas já removeram os anúncios do Jornal da Cidade Online?

    A lista de empresas conhecidas nacionalmente que rapidamente responderam o perfil informando a remoção de anúncios do site em questão já é grande. Veja as empresas que se comprometeram a revisar seus anúncios publicamente com suas contas oficiais do Twitter:

    • PicPay
    • Dell
    • Submarino
    • Telecine
    • Zoom
    • Banco do Brasil*
    • Canal History
    • Loft
    • McDonald’s
    • Insper
    • Impacta
    • Hotel Urbano
    • MadeiraMadeira
    • Decatlhon
    • Printi
    • Fast Shop
    • Quinto Andar
    • Mobly
    • C&C
    Veja também:  Comercial do Burger King com Kid Bengala é retirado do ar após polêmica

    * A instituição anunciou a retirada, mas de acordo com o Estadão, o Banco voltou a exibir anúncios no Jornal da Cidade Online após “‘bronca’ de Carlos Bolsonaro”.

    Inscreva-se para receber nossas notícias e novidades em seu e-mail e cancele quando quiser.

    #NãoCompremDELL

    Um destes anunciantes acabou virando discussão nacional. A Dell Computadores do Brasil recebeu denúncias de que estavam aparecendo no Jornal da Cidade Online e em pouco tempo o perfil verificado da companhia respondeu que havia solicitado a retirada dos anúncios e reafirmaram seu compromisso de repudiar disseminação de notícias falsas.

    Em seguida a empresa acabou se tornando um dos assuntos mais comentados do Twitter. As discussões, claramente polarizadas fizeram a hashtag #NãoCompremDELL entrar nos Trending Topics. De um lado quem criticasse a companhia de ceder à “pressão de perfil anônimo de esquerda”, do outro, pessoas que acharam a atitude da companhia coerente com o que a sociedade espera dela.

    Se o que se esperava fosse uma intimidação, parece não ter surtido efeito, a empresa continua respondendo a acusações falsas criadas com o intuito de desmoralizá-la da mesma forma que o modus operandi das Fake News costumam funcionar:

    Continua depois do anúncio
    Veja também:  Kwai e TikTok trocam provocações no Twitter durante prova no BBB 24

    Outras grandes empresas foram acionadas a se posicionarem pelo perfil, mas ainda não responderam sobre o caso. O jornal Folha de S. Paulo, a marca de produtos domésticos Philips e as operadoras Claro e TIM receberam mensagens, mas não se pronunciaram até o momento de publicação desta matéria.

    A Samsung chegou a responder que não compactuava com a publicação de notícias falsas, mas não informou até o momento se irá realmente realizar o bloqueio dos anúncios. A Americanas.com também foi citada nas publicações e não respondeu. Mas vale lembrar que a companhia é parte do grupo B2W, que gere as operações Americanas, Shoptime e também do Submarino, que já emitiu posicionamento informando a retirada dos anúncios.

    Continua depois do anúncio

    [Atualizado] O Geek Publicitário entrou em contato com Samsung, Americanas, Claro, TIM e Philips. Nenhuma delas confirmou a remoção dos anúncios de forma explícita, mas indicaram que estão revendo suas políticas de mídia programática. Segue abaixo o posicionamento das empresas, apenas reforçaram um compromisso em não compactuar com notícias falsas. Veja:

    Veja também:  'Quem Disse, Berenice?' troca nome no 'X' após meme na rede

    Claro Brasil

    “A política de mídia programática da Claro ficou ainda mais criteriosa para negativar todos os veículos que tenham conteúdo falso, duvidoso e antiético, e assim não recebam mais anúncios automáticos. Vamos monitorar e zelar para que nossos anúncios programados automaticamente apareçam em portais que valorizam informações confiáveis, de fontes seguras, além da diversidade de opinião”.

    Americanas

    “A Americanas.com esclarece que contrata diversas ferramentas de marketing que publicam anúncios de forma automática. Se e quando identificada qualquer desconformidade, a marca adota as providências necessárias”.

    Samsung Brasil

    A Samsung reforça seu compromisso ético com a transparência e reitera que não compactua com a disseminação de notícias falsas. A empresa aplica o bloqueio padrão de Brand Safety da plataforma de mídia programática e afirma que está constantemente revisando os anúncios automáticos a fim de garantir o aprimoramento dessas inserções”.

    Continua depois do anúncio

    TIM Brasil

    “A TIM reforça que não está ligada a nenhum movimento, tampouco compactua com a disseminação de notícias falsas, tendo o compromisso com a transparência das informações. Em um dos modelos de anúncios em canais digitais, conteúdos são automaticamente distribuídos por plataformas parceiras. Este processo está  passando por revisão para reforçar que nossa marca não seja associada com qualquer iniciativa que não esteja aderente às políticas da companhia”.

    A Philips e o jornal Folha de S. Paulo já anunciaram publicamente que irão remover os anúncios do site em questão. O Geek Publicitário reforça que o espaço estará sempre aberto para um posicionamento oficial de qualquer uma das empresas citadas.

    Atualizado pela última vez em 22/05/2020 às 15h46.

    Conheça nosso podcast

    - Publicidade -

    Últimos stories

    A partir do dia 23 de abril, os fãs do live-action podem se divertir com uma ação interativa enquanto aguardam o próximo ônibus

    A parceria ainda ganhará um novo produto que é a medalha de gelatina busca estimular o reconhecimento de atitudes gentis

    A pedido de consumidores, marca investe em duas tonalidades: vermelho rubi, com aroma de frutas vermelhas, e roxo ametista, com aroma de amora

    Desenvolvida com manteiga de verdade, a novidade chega para completar a categoria da marca que conta com pães de fatias mais grossas e cascas fininha

    🔥 Em alta agora:

    Cantarola e Ana Maria se unem em collab

    Ana Maria, marca do Grupo Bimbo no Brasil, acaba de lançar uma novidade que promete deixar os looks dos consumidores ainda mais divertidos e...

    🔥 Em alta agora:

    Cantarola e Ana Maria se unem em collab

    Ana Maria, marca do Grupo Bimbo no Brasil, acaba de lançar uma novidade que promete deixar os looks dos consumidores ainda mais divertidos e...
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,867FãsCurtir
    145,000SeguidoresSeguir
    16,800InscritosInscrever
    Publicidade