Com o isolamento social o consumo dos conteúdos online cresceram e muito. Além disso, as pessoas não passaram apenas a consumir mais como também produzir mais. Para contribuir com os interessados na produção, especificamente de Podcasts, a Plataforma Gente realizou o estudo “A era de Ouro dos Podcasts”, que traça o perfil destes consumidores no país.
Com o objetivo de compreender esse universo que cresce pouco a pouco no Brasil, foram realizadas duas pesquisas em 2019. A primeira contou com 2.085 entrevistados em 130 municípios do país, já a segunda, com 2.002 entrevistas em 144 municípios. Na primeira pesquisa, o enfoque recai sobre o que o brasileiro entende por “podcast”, na segunda, o foco é o perfil de quem os consome.
O estudo traz insights importantes que podem auxiliar o criador de conteúdo no momento de sua produção. Para se ter uma ideia, entre os entrevistados, o maior publico é feminino, com 52%, contra os 48% do público masculino. Além disso, é possível identificar a região que mais consome, sendo o sudeste em primeiro (46%), seguido do nordeste (24%).
Ainda, o estudo revela que a grande maioria dos consumidores de Podcasts estão em busca por temas (34%), seguido de indicações de amigos (17%).
O estudo completo da Plataforma Gente, “A era de Ouro dos Podcasts”, está disponível aqui.