Mais
    InícioPublicidadeMarcaDona do meme "3 reaix" processa empresas por uso indevido de imagem

    Dona do meme “3 reaix” processa empresas por uso indevido de imagem

    Raquel Motta, dona do meme "3 reaix", decidiu procurar uma advogada que mapeou todas as marcas que fizeram utilização indevida da imagem. Os processos questionam R$ 8 milhões.

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    Você certamente já ouviu o meme dos “3 reaix” em algum lugar da internet. Depois que um programa foi ao ar na rede Globo, a frase da artesã, Raquel Motta, viralizou na internet e muitas marcas para “entrarem na onda” reproduziram a cena, imagem ou a frase. Agora, 58 empresas estão sendo processadas pela artesã por uso indevido de imagem.

    Acompanhando os memes e assuntos mais comentados nas redes sociais, marcas como Burger King e Rappi decidiram criar a sua versão para o meme dos “3 reaix” e segundo o Jornal Extra, da Globo, usaram a imagem de Raquel sem autorização. Pelo menos outras 56 marcas fizeram o mesmo.

    Continua depois do anúncio

    Convidada pelo programa “É de Casa” da Rede Globo, Raquel Motta, ensinou como fazer uma carteira sustentável gastando pouco (apenas R$ 3). O episódio do programa foi parar no quadro “Isso a Globo Não Mostra”, do Fantástico e a conversa em que a artesã participava ganhou uma versão engraçada.

    Veja também:  Usuários do Twitter aproveitam brecha em IA do Mercado Livre para fazer empresa tuitar palavrões

    A montagem feita pela produção no quadro do programa Fantástico, viralizou na internet e Raquel ficou ainda mais conhecida, multiplicando o seu número de seguidores (de 70 mil para 140 mil). Confira o vídeo:

    Depois do sucesso alcançado pela brincadeira feita pelo Fantástico, Raquel Motta começou a fazer “publiposts” e receber por eles. Em contrapartida, diversas marcas aproveitaram a exposição para criar algum tipo de conteúdo utilizando a imagem da artesã sem a devida autorização. Percebendo a movimentação, os seguidores de Raquel começaram a notificá-la.

    Inscreva-se para receber nossas notícias e novidades em seu e-mail e cancele quando quiser.

    A partir disso, a dona do meme “3 reaix”, decidiu procurar uma advogada que mapeou todas as marcas que fizeram utilização indevida da imagem e até o momento, foram montados dois processos que envolvem 58 marcas. De drogaria até motel envolvidos, o processo tem valor questionado na Justiça de, aproximadamente, R$ 8 milhões. Entre as motivações para o processo estão os danos morais (devido ao desgaste da imagem da artesã) e danos materiais, pelo não fechamento de contratos com Raquel.

    Veja também:  Netflix e Burger King anunciam "namoro" e viralizam no TikTok

    A equipe do Geek Publicitário entrou em contato com a Rappi e o Burger King e ambas empresas afirmaram que não utilizaram a imagem sem autorização, a Rappi, inclusive, afirmou não ter feito a utilização. Em nota “O Burger King informa que não têm conhecimento do caso. E até o momento, não foi notificado para prestar qualquer tipo de esclarecimento. A rede reforça que não utilizou a imagem da pessoa citada de forma não autorizada.”

    A assessoria da Rappi apenas informou que “a comunicação do meme não foi feita pela Rappi”.

    Conheça nosso podcast

    - Publicidade -

    Últimos stories

    A partir do dia 23 de abril, os fãs do live-action podem se divertir com uma ação interativa enquanto aguardam o próximo ônibus

    A parceria ainda ganhará um novo produto que é a medalha de gelatina busca estimular o reconhecimento de atitudes gentis

    A pedido de consumidores, marca investe em duas tonalidades: vermelho rubi, com aroma de frutas vermelhas, e roxo ametista, com aroma de amora

    Desenvolvida com manteiga de verdade, a novidade chega para completar a categoria da marca que conta com pães de fatias mais grossas e cascas fininha

    🔥 Em alta agora:

    Cantarola e Ana Maria se unem em collab

    Ana Maria, marca do Grupo Bimbo no Brasil, acaba de lançar uma novidade que promete deixar os looks dos consumidores ainda mais divertidos e...

    🔥 Em alta agora:

    Cantarola e Ana Maria se unem em collab

    Ana Maria, marca do Grupo Bimbo no Brasil, acaba de lançar uma novidade que promete deixar os looks dos consumidores ainda mais divertidos e...
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,867FãsCurtir
    145,000SeguidoresSeguir
    16,800InscritosInscrever
    Publicidade