Mais
    InícioPublicidadeO meme é um fenômeno de linguagem da nossa sociedade e veio...

    O meme é um fenômeno de linguagem da nossa sociedade e veio para ficar

    Estudo realizado em parceira pela GloboSAT e Consumoteca aponta números de impacto e eficiência dos memes na comunicação.

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    Você provavelmente já se deparou com a expressão “Mãe, o forninho caiu!” ou “Taca-lhe pau nesse carrinho!” e talvez saiba pouco sobre o que essas frases representam para a nossa sociedade. Um estudo, realizado pelo GloboSAT e Consumoteca nos traz diversas informações acerca do mundo dos memes e o impacto que possuem na nossa comunicação.

    A pesquisa, realizada pela GloboSAT e Consumoteca traz uma definição para o que é meme e, segundo o #MUSEUdeMEMES: “Meme é um fenômeno típico da internet, e pode se apresentar
    como uma coleção de textos, imagens, comportamentos difundidos, desafios ou memórias compartilhadas.”

    Continua depois do anúncio

    A internet é tão vasta e possui tanto conteúdo que os memes se tornaram uma maneira de selecionar o conteúdo que é mais relevante dentro de qualquer contexto e dar destaque de uma forma que inúmeras pessoas sejam atingidas por esta adaptação. E o ciclo é infinito, afinal, os memes se ressignificam à medida que se espalham.

    Veja também:  'Quem Disse, Berenice?' troca nome no 'X' após meme na rede

    E mais do que divertir os memes possuem uma função essencial na sociedade: muitas mensagens e reflexões trazem à tona temas recorrentes de grande relevância. Há um dado indicando na estudo que, 73% das pessoas já souberam de uma notícia através de um meme.

    Os memes possuem estrutura e conseguem dar suporte à anseios e vontades que se sobrepõem hoje em dia, como a vontade de pertencer, entender e se expressar. E o que as pessoas buscam com isso, respectivamente, é estar em grupo, explicar o mundo e falar pro mundo.

    Inscreva-se para receber nossas notícias e novidades em seu e-mail e cancele quando quiser.

    Os memes na comunicação

    Além de diversos fatos interessantes que o estudo realizado pelas duas marcas traz, também podemos visualizar dados do impacto e eficiência dos memes na comunicação, seja no dia a dia ou em qualquer outra situação.

    Veja também:  Nova campanha de Nubank traz astro de 'The Office' Leslie David Baker

    Das pessoas que compartilham memes 46% compartilham algum conteúdo que traduzem seus problemas pessoas. Isso, graças à ironia que estes carregam, dando espaço para desabafos, fracassos e angústias da realidade.

    Continua depois do anúncio

    Na nossa sociedade, o meme também é visto como uma ponte de comunicação que possibilita a conversa e a troca de opiniões entre pessoas: 54% das pessoas que participaram do estudo alegam que ele possibilita um diálogo diferente, enquanto 45% o usam para quebrar gelo numa conversa e 43% usam para mandar uma indireta.

    É notório portanto que, se as marcas querem se comunicar, independente do público, devem se atentar que a comunicação, principalmente no Brasil, vem mudando. Não sabemos ao certo como isso irá acontecer mas sabemos quem deve estar por lá: os memes.

    Veja também:  Kwai e TikTok trocam provocações no Twitter durante prova no BBB 24

    Como base para o estudo foram entrevistadas mil pessoas em todo o Brasil das classes A, B e C, sendo 53% mulheres e 47% homens. Você pode conferir o estudo completo clicando aqui.

    Conheça nosso podcast

    - Publicidade -

    Últimos stories

    A partir do dia 23 de abril, os fãs do live-action podem se divertir com uma ação interativa enquanto aguardam o próximo ônibus

    A parceria ainda ganhará um novo produto que é a medalha de gelatina busca estimular o reconhecimento de atitudes gentis

    A pedido de consumidores, marca investe em duas tonalidades: vermelho rubi, com aroma de frutas vermelhas, e roxo ametista, com aroma de amora

    Desenvolvida com manteiga de verdade, a novidade chega para completar a categoria da marca que conta com pães de fatias mais grossas e cascas fininha

    🔥 Em alta agora:

    Cantarola e Ana Maria se unem em collab

    Ana Maria, marca do Grupo Bimbo no Brasil, acaba de lançar uma novidade que promete deixar os looks dos consumidores ainda mais divertidos e...

    🔥 Em alta agora:

    Cantarola e Ana Maria se unem em collab

    Ana Maria, marca do Grupo Bimbo no Brasil, acaba de lançar uma novidade que promete deixar os looks dos consumidores ainda mais divertidos e...
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,864FãsCurtir
    145,000SeguidoresSeguir
    16,800InscritosInscrever
    Publicidade