Eu já abordei aqui em outra oportunidade a minha frustração com o empenho do mercado publicitário em gastar um tempo gigantesco direcionando suas ações de CRM em uma plataforma de terceiro que pede dinheiro para te deixar falar com o seu público.
Com um alcance orgânico cada vez menor, é cada vez mais comum ver empresas apelando para o anúncio quando o assunto é divulgação nas redes sociais. O que sempre acaba refletindo em bons números em curtidas, comentários e compartilhamento dentro da rede social.
Mas será que, no geral, as empresas realmente veem um impacto positivo nas vendas? A resposta é: 91% não.
Dados
Além dessa trágica notÃcia, a pequena amostragem da Exame PME acaba por nos trazer diversas outras informações interessantÃssimas:
94% das empresas consultadas declararam possuir uma página no Facebook. Dessa porcentagem, cerca de 18% não tem uma estratégia definida.
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60% afirmaram já ter investido em anúncio, e 37% declararam não ter notado nenhum resultado relevante do investimento.
Resumo
Curtidas e compartilhamentos parecem realmente fazer um bem danado ao ego dos ~Social Medias~, mas como podemos ver, está longe de ser uma estratégica eficiente quando o assunto é influenciar as vendas.
O que eu não entendo é porque diabos os departamentos de Marketing e as agências ainda insistem em direcionar valores astronômicos em ações na rede social.
Com informações de Revista Exame PME (edição Jul 2014).