Mais
    InícioPublicidadeSXSW 2019: Não basta ter engajamento, é preciso ser lembrado

    SXSW 2019: Não basta ter engajamento, é preciso ser lembrado

    Estudo realizado por equipe do Hey Human analisou os efeitos da publicidade na cabeça do consumidor e identificou a efetividade da criatividade.

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    Com o avanço das redes sociais, a maioria das agências e clientes passaram a ter uma preocupação apenas: gerar engajamento. O que seria na prática algo interessante e que reflete o interesse do consumidor, pode soar de forma rasa diante dos estudos de neurociência apresentadoso por Aoife McGuinness e Neil Davidson, da HeyHuman durante o SXSW 2019.

    Afinal, de que adianta ter engajamento pagar caro por isso, se na hora da compra o consumidor não se lembra da sua mensagem? Ou ainda pior: assimila a sua mensagem ao seu concorrente? Foi com base nisso que o painel Advertising Detox: How to Reduce Cognitive Load trouxe conceitos de neurociência para mostrar que, no fim das contas, o que importa é ser lembrado pelo público; não apenas uma porção de likes e comentários vazios.

    Continua depois do anúncio
    Veja também:  Justiça concede liminar para suspender naming rights em equipamentos públicos de SP

    Antes de começarmos, assista os comerciais abaixo:

    É possível dizer, claramente, que todos os filmes acima são bastante criativos. Mas como diferenciar e quantificar a criatividade? Quando saber se uma criatividade é realmente efetiva ou não?

    Em um experimento com estes comerciais, os pesquisadores analisaram as diferentes reações do cérebro humano ao conteúdo audiovisual. Em comparação, o clássico filme 1984 da Apple, que já tem mais de 35 anos deu uma surra nos demais concorrentes, ao lado de outro filme impactante: o Double Life, que comemora os 20 anos do Playstation.

    Inscreva-se para receber nossas notícias e novidades em seu e-mail e cancele quando quiser.

    Tudo isso tem a ver com o que um processo conhecido como esforço cognitivo, que mede o quanto nossa mente se desgasta para compreender uma mensagem de um anunciante. Comerciais com baixo esforço cognitivo têm maior chance de serem compreendidos e de ficarem na memória do consumidor. Nisso, o tom emocional e, até mesmo, inconsciente do filme da Apple e do Playstation se mostraram efetivos.

    Veja também:  Perdigão divulga campanha de Natal

    Em uma análise sobre a lembrança do anúncio e retenção de marca, o comercial da Sony se demonstrou o que mais foi lembrado, porém, uma porcentagem bem pequena de consumidores efetivamente associou o filme à marca. Alguns, inclusive, acreditavam ser de algum concorrente. Enquanto no caso do Playstation e da Apple, ambos com menor carga cognitiva, o público teve mais facilidade em relacionar mensagem e marca.

    Criatividade tem, sim muito a ver com intuição, mas o experimento realizado mostra que há como quantificar esta qualidade. Seja reconhecido, seja ressonante, seja relevante. Teste sua mensagem. Procure ver como o consumidor se lembra da sua mensagem. No fim isso é fator decisivo no processo de compra.

    Continua depois do anúncio
    Veja também:  Sadia reforça tradição da marca com campanhas que resgatam memórias afetivas

    O Geek Publicitário viajou para Austin, nos Estados Unidos, para cobrir o SXSW a convite da Young & Rubicam Brasil.

    Conheça nosso podcast

    - Publicidade -

    Últimos stories

    A pedido de consumidores, marca investe em duas tonalidades: vermelho rubi, com aroma de frutas vermelhas, e roxo ametista, com aroma de amora

    Desenvolvida com manteiga de verdade, a novidade chega para completar a categoria da marca que conta com pães de fatias mais grossas e cascas fininha

    Ainda não há informações se a coleção chegará ao Brasil como a de Pringles

    A turnê de Bridgerton ainda não possui data de estreia, mas aparentemente faz parte da divulgação da nova temporada

    🔥 Em alta agora:

    Crocs e Kellogg’s se unem em collab com Tony, o Tigre e Tucano Sam

    Depois de apresentar ao público sua colaboração inusitada com a Pringles, a Crocs continua apostando no universo de alimentos e traz em sua nova...

    🔥 Em alta agora:

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,870FãsCurtir
    145,000SeguidoresSeguir
    16,800InscritosInscrever
    Publicidade