Mais
    InícioPublicidadeCausas SociaisConsumidores destroem produtos da Nike após anúncios com ativista negro

    Consumidores destroem produtos da Nike após anúncios com ativista negro

    Consumidores patriotas se sentiram ofendidos após a Nike lançar uma campanha com o atleta e ativista negro Colin Kaepernick nos EUA. Entenda o caso.

    Publicidade

    Se você pensa que é só o Brasil que tem fundamentalistas propondo boicotes a marcas como O Boticário, está completamente enganado. Nos Estados Unidos diversos clientes da Nike começaram a botar fogos em seus materiais esportivos desde que a companhia lançou um comercial com Colin Kaepernick, um jogador de futebol americano conhecido por protestar contra a violência policial com a população negra no país.

    Tudo começou ainda em 2016, quando Kaepernick era jogador da NFL e decidiu se agachar durante o hino nacional dos EUA que tocava antes de uma de suas partidas, em protesto contra a violência policial contra os negros no país. Desde então o jogador virou um símbolo da luta pelo fim do genocídio contra os negros. A atitude chegou até a ser copiada por outros atletas, mas no fim das contas, Colin Kaepernick acabou sendo afastado da NFL por seu comportamento político durante os jogos.

    Mas e o que a Nike tem a ver com isso? A questão é que a Nike achou que seria interessante comprar esta briga e, no ano em que sua campanha “Just do it” comemora seus 30 anos, a empresa contratou Kaepernick para estrelar as peças.

    Inscreva-se para receber nossas notícias e novidades em seu e-mail e cancele quando quiser.

    “Believe in something, even if it means sacrificing everything”, diz o texto que pode ser traduzido literalmente para “Acredite em algo, mesmo que isso signifique sacrificar tudo”. O anúncio ainda traz uma foto de Colin Kaepernick ao fundo.

    O gesto fez com que alguns patriotas americanos acabassem se sentindo ofendidos, pois alegavam que a Nike estaria promovendo uma pessoa que desafia a nação e o patriotismo do país. Eles então começaram a destruir produtos da Nike em protesto. É sério. Entre os episódios mais absurdos dá para destacar o vídeo que você vê acima onde um rapaz diz estar queimando um de seus calçados favoritos, e que não será mais cliente da companhia.

    Uma outra imagem bastante impactante se refere técnico de som do cantor John Rich, que chegou a cortar o logo da Nike de sua meia.

    Continua depois do anúncio

    Apesar disso, a Nike exatamente onde está entrando. O slogan “Just do it” está celebrando 30 anos e precisava de algum assunto que repercutisse bastante para dar ainda mais impacto e gerar valor diante de um público cada vez mais exigente. Estar apoiando uma campanha contra o genocídio negro é participar de uma polêmica por uma causa nobre. Os protestos dos consumidores podem gerar ainda mais buzz e causar ainda mais indignação do público que tem simpatia pela marca e pelo menos dois neurônios para entender a questão racial no país e no mundo.

    Não a toa a campanha causou ainda diversas manifestações em favor da companhia. Um tweet de uma usuária identificada como Arlan, por exemplo, fazia questão de mostrar que havia escolhido a marca justamente por conta de seus posicionamento.

    Continua depois do anúncio

    https://twitter.com/ArlanWasHere/status/1036758493477330944

    De acordo com a Market Watch, as vendas da companhia chegaram a registrar leve queda no início da campanha, mas agora tiveram um crescimento acentuado de 31% desde a última semana. No ano passado o crescimento foi de 17% durante o mesmo período.

    Publicidade

    Últimos stories

    Méqui 1000 ganha decoração...

    Entre uma das novidades, os consumidores vão poder conferir uma casquinha gigante de 8 metros de altura

    Cinemark terá novas sessões...

    Devido ao sucesso na reexibição, a Cinemark decidiu atender os fãs e repetir a dose de Harry Potter e a Pedra Filosofal nos cinemas

    Heineken lança promoção com...

    O cooler robô que segue o dono carregando as cervejas, BOT, da Heineken chegará ao Brasil através de uma promoção da marca que terá 12 ganhadores

    Casio apresenta relógio de...

    O lançamento chega com várias referências do jogo com a intenção de trazer um acessório divertido e retrô
    Publicidade

    🔥 Em alta agora:

    Lacoste lança coleção com Snoopy e a turma do Charlie Brown

    A nova coleção Lacoste x Peanuts está trazendo diversas peças de vestuário com os personagens que todo mundo ama já há muito tempo: Snoopy...

    GKPB Em Vídeo

    Publicidade

    Conecte-se

    64,274FãsCurtir
    117,653SeguidoresSeguir
    14,500InscritosInscrever
    Publicidade