Mais
    InícioPublicidadeInfluenciadores DigitaisYoutuber brasileira do canal PenseGeek é acusada de plágio por criador gringo

    Youtuber brasileira do canal PenseGeek é acusada de plágio por criador gringo

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    Se tem uma coisa que me deixa realmente fora do sério nesses últimos 5 anos aos quais eu tenho me dedicado ao Geek Publicitário é o plágio. Eu não estou falando de inspiração, homenagem ou referências; estou falando de cópia. Cópia mesmo de conteúdo. Quando uma pessoa pega suas imagens, suas ideias, suas piadas, e usa como se fossem delas e (na maioria dos casos) alcançam um número maior de pessoas e fazem mais dinheiro do que você. E foi exatamente isso o que aconteceu com o youtuber Geoff Thew do canal Mother’s Basement.

    Tudo começou quando Geoff começou a receber alguns tweets de seguidores que o alertavam sobre o fato de a youtuber brasileira Mariana Delveccio, conhecida como Satty, do canal PenseGeek, estar supostamente copiando todo o seu conteúdo. Após pedir a ajuda de seus seguidores que falavam português, ele constatou que realmente o vídeo era uma cópia muito parecida com o seu.

    Continua depois do anúncio

    Depois que o assunto começou a repercutir, Mariana chegou até a fazer um vídeo em resposta à acusação do dono do canal Mother’s Basement, ao qual ela o nome de “EU PLAGIEI UM VÍDEO DE UM GRINGO!” (aparentemente caixa alta é uma regra para youtubers chamarem mais atenção).

    [Atualizado em 27/04/2018 – 18h05] – Aparentemente Mariana definiu todos os vídeos do seu canal como “privado”. Algumas pessoas chegaram a comentar que ela teria recebido strikes do YouTube após diversas denúncias de que os vídeos dela eram plágio. Ainda não há confirmação referente a isso, mas uma coisa é certa: não há mais qualquer vídeo no canal dela. De qualquer forma manteremos o vídeo original incorporado aqui caso ela venha a exibi-los novamente no futuro.

    https://www.youtube.com/watch?v=bRqoTAC53Vc

    Inscreva-se para receber nossas notícias e novidades em seu e-mail e cancele quando quiser.

    Geoff, que até então tinha se limitado a alguns comentários sobre o plágio, decidiu fazer um vídeo expondo todas as semelhanças entre os vídeos que ele produziu e os vídeos de Mariana. São inúmeros os trechos onde as mesmas ideias do vídeo canadense são replicadas no vídeo do canal PenseGeek. O resultado do vídeo e o desenrolar de toda a história você confere aqui:

    No vídeo, o criador do canal Mother’s Basement ainda cita a semelhança de diversos outros vídeos de Mariana aos vídeos de outros canais gringos, como Digibro e Akidearest.

    Esse vídeo é meu espírito animal. Pra quem acha que “internet é terra de ninguém”, saiba que quem realmente produz conteúdo original discorda fortemente disso. Ainda que Mariana do PenseGeek possa ter efetivamente cometido plágio, ela seria só mais uma peça entre um universo gigantesco de supostos “criadores” que vivem de retalhos de horas de trabalho duro e noites sem dormir.

    Continua depois do anúncio

    Que mais Geoffs apareçam para denunciar e que um dia as plataformas tenham mecanismos para detectar os plágios de criadores tão bem quanto detectam das grandes empresas do universo audiovisual. Há indícios de que o Youtube já esteja trabalhando nisso com uma ferramenta que deve mostrar a porcentagem de conteúdo de outros canais que um vídeo possui. Isso não é a solução definitiva, porém deve ajudar.

    Curiosamente, o canal PenseGeek de Mariana tem 624 mil inscritos no momento em que eu estou escrevendo esta publicação; já o canal de Geoff é um pouco menor com 522 mil assinantes. O que me deixa confortável é saber que o vídeo onde ele denuncia o suposto plágio já ultrapassou 500 mil visualizações. Um número bem maior do que a média das últimas publicações tanto dele, quanto do canal PenseGeek.

    Nós entramos em contato com Mariana para, além do vídeo dela publicado acima, darmos a versão dela sobre todos os fatos. Até o momento da publicação deste post, nós ainda não havíamos recebido qualquer resposta.

    Veja este e outros destaques em nosso canal no YouTube:

    Conheça nosso podcast

    - Publicidade -

    Últimos stories

    Além de patrocinar show gratuito em Copacabana, banco terá promoção que distribuirá 750 pares de ingressos para ambiente exclusivo

    Premiação trouxe pela primeira vez o troféu Meninas Superpoderosas, que homenageia mulheres de destaque dentro do negócio

    Vale lembrar que são permitido apenas 5 imagens geradas pela ferramenta por e-mail

    O Nova Trek Set será lançado em 28 de março de 2024, exclusivamente em Tokyo

    🔥 Em alta agora:

    Beats celebra aniversário de Anitta com desconto de 31% no Zé Delivery

    A cantora Anitta irá celebrar 31 anos de idade em 30 de março, e para comemorar o aniversário da cantora, que é uma das...

    🔥 Em alta agora:

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,932FãsCurtir
    140,000SeguidoresSeguir
    16,600InscritosInscrever
    Publicidade