Nesta semana, a maior rede de cafeterias do mundo, Starbucks, resolveu fechar todas as suas lojas e escritórios nos Estados Unidos para um dia de treinamento sobre racismo institucionalizado e diversidade. O motivo? Alguns dias antes dois clientes negros foram presos, após a polícia ser chamada por um dos atendentes. Os clientes, alega a polícia, não quiseram sair após o atendente pedir para saírem, já que pediram para ir ao banheiro sem consumir nada.
Dois potenciais clientes pedem para ir ao banheiro, recebem um sonoro “NO” como resposta e ainda são expulsos e presos em uma claríssima demonstração de racismo institucional e policial. Um problemão para uma marca que tem como um de seus valores “criar uma cultura de calor e pertencimento, onde todos são bem vindos.”
Quer entender por que a Starbucks parece tão preocupada em resolver este problema, chegando a fechar todos os seus pontos de venda por um dia para treinamento? Por que as empresas se preocupam (ou deveriam) com a diversidade?
Se você está chegando agora, este post é parte de uma série sobre diversidade nas agências de comunicação:
- Entendendo o básico sobre diversidade!
- Representatividade x diversidade
- Inclusão e Sexismo Velado
- Cotas e Ações Afirmativas
Parte 5 – Por que as empresas se preocupam com diversidade?
A consultoria Mckinsey&Co, em seu levantamento realizado em 2015, mostra o relacionamento entre performance e diversidade, além das possíveis razões pelas quais um fator está atrelado a outro:
- “Diversidade e performance”: segundo o relatório, empresas mais diversas em termos de gênero tem um desempenho financeiro 15% melhor; já as mais diversas em termos étnicos performam 35% melhor. Por outro lado, empresas com pouca diversidade apresentam resultados 25% abaixo da média nacional.
- “Por que companhias mais diversas performam melhor?”:
Gestão da diversidade ajuda a … | Por que? |
… ganhar a guerra por talentos | Um forte foco nas minorias aumenta o banco de talentos e fazem com que eles queiram ficar. Em uma pesquisa de 2012, 40% das empresas disseram que a falta de mão de obra qualificada foi a principal razão para a sobra de vagas. |
… fortalecer a empatia com o cliente | Minorias são decisores importantes entre os consumidores: por exemplo, as mulheres fazem 80% das compras na Inglaterra. Homens e mulheres homossexuais têm rendimentos domésticos médios que são quase 80% acima da média na Europa. |
… aumentar a satisfação do trabalhador | A diversidade aumenta a satisfação dos funcionários e reduz os conflitos entre os grupos, melhorando a colaboração e a lealdade. |
… melhorar a tomada de decisões | A diversidade promove a inovação e a criatividade através de uma maior variedade de abordagens, perspectivas e ideias de resolução de problemas. Pesquisas acadêmicas mostraram que os grupos mais diversos chegam em soluções mais eficientes para problemas do que grupos homogêneos. |
… melhorar a imagem da companhia | A responsabilidade social está se tornando cada vez mais importante. Muitos países têm requisitos legais para a diversidade. |
O post de hoje foi bem complexo e provavelmente vai te deixar pensando bastante tempo sobre ele. Então reflita e se prepare para o próximo post, que vai explicar como criar ambientes mais diversos.
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