Mais
    InícioEspecialFeliz aniversário de 4 anos, Geek Publicitário!

    Feliz aniversário de 4 anos, Geek Publicitário!

    Hoje, 3 de maio de 2017, o Geek Publicitário completa 4 anos de vida e temos muitos motivos para comemorar. Vem com a gente!

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    Não, este não é nem um post sobre o mais novo sanduíche do McDonald’s, ou sobre o comercial que empodera, ou sobre a marca que acabou de lançar uma novidade. É um post sobre nós. É praticamente um momento terapêutico onde eu, editor-chefe desse pequeno lugar no vasto mundo da internet paro um pouquinho pra refletir e agradecer a vocês por mais um ano. Especificamente, pelo nosso 4º ano juntos.

    4 anos de Geek Publicitário

    Há quatro anos atrás, mais precisamente no dia 3 de maio de 2013 eu colocava no ar o primeiro post do Geek Publicitário. Quatro anos atrás eu nem imaginava que isso aqui ia virar um lugar de tantas conversas, proporcionar tantas experiências e incomodar tanta gente acomodada.

    Continua depois do anúncio

    O fato é que eu nem mesmo sei explicar para as pessoas sobre o que é o Geek Publicitário. Dizer que é um blog que fala de publicidade e o mundo geek é dizer só parte do que a gente fala aqui. Na verdade ele é basicamente um pedaço de mim. Eu simplesmente amo o que eu faço aqui e quando a gente faz as coisas com o coração, não precisa explicar, as pessoas sentem.

    Este último ano foi bastante esclarecedor pra mim (e para o blog) em diversos aspectos. Foi um ano de muitos “climões”. Quem me conhece sabe que eu não sou formado em jornalismo, no entanto, tenho um enorme respeito pela profissão. E mesmo sem ser um jornalista, eu sei que o trabalho que eu tenho que fazer aqui é completamente diferente do que eu faço na minha agência de publicidade.

    Inscreva-se para receber nossas notícias e novidades em seu e-mail e cancele quando quiser.

    Tem uma frase que eu gosto bastante que diz “jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade”. Seguir esta frase me fez entrar em uma série de problemas. No fim eu acabei descobrindo que existem mais jornalistas publicitários do que eu imaginava.

    Veja também:  Novo estúdio do GKPB (com Estúdio Pantarolli Miranda)

    Mexer com os grandes do jornalismo publicitário era mexer num enxame de abelhas. Primeiro tentaram pegar nosso conteúdo sem creditar (alô Exame), depois tentaram nos descredenciar e até forçar as assessorias a não nos enviarem conteúdo. A ideia talvez fosse de que eu por algum motivo desistisse. Hoje, 4 anos depois eu sei onde estou, quem eu sou, o que devo fazer e para onde quero levar o Geek Publicitário. E isso nem de longe tem a ver com desistir.

    Sendo gente grande

    No ano passado eu cheguei a mencionar que estava tentando ser gente grande. Hoje acho que posso dizer que somos sim. Nós praticamente dobramos o nosso número de acessos no ano passado e finalmente chegamos a um ponto que crescer em números não nos era mais relevante.

    Continua depois do anúncio

    Fomos eleitos um dos 3 principais influenciadores na categoria Mídia e Comunicação pelo Prêmio Influenciadores Digitais promovido pela revista Negócios da Comunicação. Além disso, neste mesmo prêmio, ainda fomos os mais votados e levamos para casa o troféu de destaque no voto popular.

    Se por algum motivo muita gente queria levar a gente para baixo, nós decidimos dar ouvidos a quem estava disposto a ajudar. E foram inúmeras pessoas.

    O blog de um cara só, agora é escrito por mais 4 pessoas: Henrique Pistor, Guilherme Martinez, Igor Caetano e Matheus Barbosa. Pessoas que eu tenho o maior orgulho de saber que se uniram ao GKPB porque acreditam que temos algo em comum pra falar.

    Continua depois do anúncio

    Eu infelizmente ainda não posso retribuir a estas pessoas tudo o que elas sempre fazem para tornar o Geek Publicitário um lugar melhor, mas fica aqui meus mais sinceros agradecimentos.

    Foco nas Redes Sociais

    Se não precisamos mais lutar em fazer do nosso site um lugar conhecido, passei a me concentrar em reforçar as redes sociais do Geek Publicitário. Nosso canal mais que dobrou de tamanho neste último ano, hoje já somos mais de 7 mil Geek Publicitários no Youtube. Na rede social estreamos mais uma coluna: a Publicidade S/A, onde conversamos com profissionais do mercado e falamos sobre atitudes disruptivas e inspiradoras no mundo da publicidade.

    Veja também:  Novo estúdio do GKPB (com Estúdio Pantarolli Miranda)

    No Facebook, triplicamos, atingindo agora 40 mil curtidas. Nosso Instagram cresceu mais de 200% e até mesmo o nosso Twitter tem conseguido um público bastante fiel e engajado. Isso me deixa muito feliz.

    Protegendo a nossa marca

    Descobrimos no meio do caminho que o “geek” era o novo “pop”, e isso acabou virando algo sem controle. No fim das contas, corri para o INPI e agora o registro da marca Geek Publicitário e GKPB já estão em andamento. Acredito que no ano que vem já seremos uma marca registrada.

    Continua depois do anúncio

    As melhores discussões

    Durante este ano eu conheci muita gente. E uma das coisas às quais eu sou mais grato é a oportunidade que o Geek Publicitário me deu de conhecer pessoas que eu sempre admirei e pessoas que eu nem imaginava que existiam, mas que hoje são alguns dos meus maiores ídolos.

    Outra coisa legal foi poder realizar a primeira palestra da minha vida. Falando sobre o mercado geek inserido no mundo da publicidade para uma plateia de estudantes ávidos por conhecimento na UNIP de Santos. A experiência foi tão enriquecedora que eu tenho certeza que aprendi muito mais do que eles neste dia.

    Para onde vamos?

    Eu queria realmente poder responder objetivamente esta pergunta, mas a verdade é que se eu acertei 20% do que colocava nesta área dos posts dos anos anteriores ainda é muito. A vida sempre nos reserva boas surpresas e a verdade é que muitos planos precisam de duas coisas que sempre andam curtas por aqui: dinheiro e tempo.

    É fato que assim como prometido nos últimos anos, desta vez eu quero me dedicar ainda mais ao Youtube. Fiz alguns investimentos interessantes em equipamentos, e a ideia é que nossos vídeos saiam cada vez mais do escritório para ir a eventos e diversos outros espaços para falar com mais pessoas. Outra vontade é a reativação dos nosso Testes Cegos.

    Continua depois do anúncio
    Veja também:  Novo estúdio do GKPB (com Estúdio Pantarolli Miranda)

    Também vamos continuar ativando nossas redes sociais. Agora temos conteúdos exclusivos em cada uma delas. Nosso Facebook traz conteúdos rápidos e multimídia que, muitas vezes, não são tão importantes para virarem matéria aqui, mas valem uma atenção. Nosso Instagram continuará trazendo novidades e imagens inspiradoras, enquanto nosso Twitter irá ser sempre a principal fonte de compartilhamento de conhecimento enquanto estivermos em eventos e painéis, com nossa hashtag #GKPBAoVivo.

    Tem também um projeto bacana de ir para a área da educação. Eu já inaugurei um grupo chamado Profissão Publicitário no Facebook, e a ideia é produzir alguns cursos sobre publicidade bem diferentes de tudo o que vemos por aí. Acredito que há muita gente falando a mesma coisa nos cursos hoje em dia, seguindo tendências que sequer foram validadas e desperdiçando tempo e dinheiro. Nossa ideia é fazer um curso questionador e que vá no sentido contrário do que tem sido dito. Mas isso ainda está só no começo.

    Agradecimentos

    Eu realmente não posso ir embora antes de agradecer algumas pessoas realmente especiais nestes últimos 4 anos. Além de quem põe a mão na massa comigo, que já agradeci ali em cima, outras pessoas têm sido bastante importantes nesta caminhada: Thássius Veloso, Janaina Calixto, Caroline Ferradosa, Mônica Feix, Flávio Sena, Diego Silveira, Gerson Véras, Vitor Medina, Rodrigo Dantas, Bruno Santana, Feliphe Amaral, Vitor Peccoli, João Luiz, Eduardo Guedin e mais uma turma que não caberia aqui.

    O meu mais sincero agradecimento a todos vocês e também a você que dedicou um tempo do seu dia para ler este texto e teve paciência pra chegar até aqui. Vocês não sabem o quanto enriqueceram minha vida com dicas, palpites, opiniões, críticas e até puxão de orelha. Muito, muito obrigado.

    Continua depois do anúncio

    Por hoje eu fico por aqui. Teremos mais um post no ano que vem para falarmos do nosso 5º ano, sem dúvidas. Mas até lá ainda temos um bom caminho pela frente.

    Com amor,

    Matheus Ferreira.

    Conheça nosso podcast

    - Publicidade -

    Últimos stories

    Em dois modelos diferentes, puffers da Baw apostam no estilo e na usabilidade

    Localizada em Guarulhos, a unidade receberá um conceito visual que remete aos “arcades” da década de 80

    A parceria reforça a essência lúdica e divertida da marca, trazendo novos produtos para o dia a dia do público de uma forma criativa

    Os modelos são inspirados nos campeões Jinx e Jayce, personagens icônicos do jogo

    🔥 Em alta agora:

    Naming Rights | GKPBCast #56

    De olho em um público jovem que passa horas esperando nos entornos dos estádios em dias de shows internacionais, o Morumbi e a Mondelez...

    🔥 Em alta agora:

    Naming Rights | GKPBCast #56

    De olho em um público jovem que passa horas esperando nos entornos dos estádios em dias de shows internacionais, o Morumbi e a Mondelez...
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,862FãsCurtir
    145,000SeguidoresSeguir
    16,800InscritosInscrever
    Publicidade