À medida em que o streaming se consagra como a grande salvação da indústria audiovisual e o número de plataformas de streaming relevantes aparecendo não para de crescer, tem ficado pesado para os usuários darem conta de bancar todas as assinaturas de streamings.
É nesse vácuo que aparecem os planos que se utilizam dos anúncios como subsídio da experiência de assinatura, trazendo valores mais baixos em troca de alguns segundos de comercial. Mas será que essa é a melhor opção?
Neste episódio do GKPBcast, Matheus Ferreira, Victor Alexandro e Caroline Ferradosa debatem um pouco desse assunto e trazem suas opiniões sobre o futuro do streaming com publicidade.
Confira o episódio completo no YouTube, Spotify ou outras plataformas de streaming.
Episódio em tópicos:
- Principais streamings do mercado que possuem planos com anúncios
- Quanto custa assinar todos os streamings atualmente?
- Quanto a Netflix fatura com seu plano de anúncios?
- Tipos de anúncios nas plataformas de streaming
- Canais Fast TV / Channel Fast
- Smart TV como entretenimento
- Projeção do cenário para o futuro
- Considerações finais
Resumo do episódio:
- Custos dos serviços de streaming: Os apresentadores discutem os custos dos principais serviços de streaming com e sem anúncios [06:40], destacando que os planos sem anúncios custam mais que o dobro [08:37].
- Modelos de negócios: Eles exploram a mudança nos modelos de negócios dos streamings, que inicialmente ofereciam conteúdo sem anúncios, mas agora buscam novas formas de receita devido aos altos custos de produção [09:37].
- Impacto da concorrência: A falta de concorrência entre os serviços de streaming é apontada como um fator que leva ao aumento de preços e à introdução de anúncios [11:26].
- Receita da Netflix com anúncios: É mencionado que a Netflix arrecada cerca de 250 milhões de reais por mês no Brasil apenas com seu plano de anúncios [20:03].
- Tipos de anúncios em streamings: Os tipos de anúncios utilizados nas plataformas de streaming são apresentados, como pré-roll, mid-roll e post-roll [30:26].
- Canais FAST: O surgimento dos canais FAST (Free Ad-Supported Streaming Television) é discutido como uma alternativa que oferece conteúdo gratuito com suporte de anúncios [35:05].
- Preferências do consumidor: Uma pesquisa é citada, indicando que a maioria dos espectadores de TV por streaming presta atenção aos anúncios e os considera relevantes para descobrir novas marcas [39:28].
- O futuro da TV: O futuro da televisão é discutido, com a crescente popularidade das Smart TVs e do consumo de conteúdo por streaming [43:04].
- Considerações finais: Os apresentadores expressam suas opiniões sobre a publicidade nos streamings, destacando a importância de respeitar a experiência do consumidor e oferecer anúncios relevantes e personalizados [47:14].
Episódio completo no Spotify
Episódios anteriores:
- Tendencias em Retail Marketing para 2025;
- Geração Alpha: os consumidores do futuro;
- Marcas Mais Valiosas de 2025;
- Lista completa.
Acompanhe também no Instagram