Quando o assunto é ação promocional, fica difícil sair da caixinha ao avaliar que este é um dos segmentos que mais apresenta artimanhas para chamar a atenção dos consumidores. Ainda assim, os três eleitos pelo GKPB como as melhores ações promocionais de 2024 realmente conseguiram fazer algo diferente e que chamasse a atenção do público. Seja por trazer uma franquia que poucas marcas do mesmo segmento exploram, como foi o caso do Shopping Cidade São Paulo, ou ainda levar um evento direto para a casa do consumidor, como fez a Netflix. Confira a seguir.
Burger King X Stanley
O Burger King gastou um bom dinheiro esse ano para conseguir dar conta de entregar copos Stanley para pessoas que madrugaram nas portas de sua unidade na avenida JK, em São Paulo. A marca havia prometido 600 copos, que depois viraram quase 2 mil unidades para não deixar muita gente triste. Se você pensa que o trauma foi suficiente, está enganado. O BK voltou a se unir com a Stanley para, juntos, darem um galão bonitão para os consumidores do programa de fidelidade da rede.
As ações geraram mídia espontânea mais do que suficiente para pagar os gastos. A minha única reclamação mesmo é que apesar de ficar boas horas na fila, saí do BK sem meu copo.
Pokémon X Shopping Cidade São Paulo
Não tem nada de novo em Pokémon, mas mesmo assim não vemos muitas marcas apostarem nesses monstrinhos, que carregam uma legião de fãs espalhados em todo o país. É fato que nos últimos anos a Nintendo melhorou sua relação com os brasileiros e o sucesso de fenômenos como o Pokémon Go e até do console Nintendo Switch ajudou nesse processo, mas ainda assim o Shopping Cidade São Paulo leva o troféu de melhor ação promocional por apostar na parceria com a japonesa.
Quem teve a oportunidade de visitar o espaço viu pessoas de todas as idades se divertindo bastante com as ativações proporcionadas. Deu até pra se sentir dentro de Pokémon Go, com um Pokestop gigantesco colocado do lado de fora. Muito bom.
TUDUM na Lata
A Netflix é absurda, né. Eu não tenho muito o que dizer além disso. Nós já havíamos visto a marca fazer coisas incríveis com a realização ousada de um evento proprietário em SP, depois vimos ela se superar com o Almanaque TUDUM. Depois vimos ela voltar e fazer um Almanaque ainda melhor e depois um evento ainda melhor. E quando parece que não dá mais pra inovar, eles simplesmente aparecem com o TUDUM na Lata.
A lata trazia uma série de itens exclusivos para os fãs da Netflix poderem engajar com os títulos mais famosos do estúdio e fez um sucesso gigantesco, levando uma infinidade de pessoas para o site. A ação rendeu até algumas lives que fizemos para tentarmos junto do público. Um evento canônico de 2024.
Metodologia
As listas foram feitas levando em conta fatores objetivos e quantitativos, como a performance dos assuntos em nossas redes sociais, e também alguns fatores mais qualitativos e subjetivos, como criatividade, ineditismo, percepção do público, entre outros.
E aí, o que achou da nossa lista? Tem alguma outra sugestão de lançamento que marcou o seu ano de 2024? Então compartilha com a gente nas nossas redes sociais.