Goste você ou não, o Patties é um baita case de sucesso não só no universo das hamburguerias, como também no mercado de Marketing e Comunicação. A marca que é praticamente um alterego do seu fundador Henrique Azeredo tem uma personalidade diferenciada nas redes e costuma movimentar multidões de fãs tanto no ambiente online, quanto nas suas lojas. E é claro que quando uma marca faz sucesso acabe sendo natural que outras se inspirem, mas o que aconteceu com eles, eu não me lembro de ter visto algo parecido nesses 11 anos que escrevo para o GKPB.
Uma marca venezuelana achou que era de bom tom se “inspirar” nos elementos visuais, na comunicação e até mesmo no logo do Patties. Inacreditavelmente eles lançaram a “Mr. Patty”, uma hamburgueria em Caracas que tem como intuito ser uma filial venezuelana da hamburgueria brasileira com um pequeno porém: sem qualquer autorização dos criadores da marca original brasileira.
O logo é praticamente o mesmo, usando inicialmente até o personagem desenhado pelo Patties. Pouco tempo depois, após algumas denúncias dos venezuelanos a marca chegou a alterar a figura para o que o próprio Patties chamou de versão “com harmonização facial”. Mas com o crescimento da rede lá no país vizinho, a frustração com a cópia foi se tornando cada vez maior.
Tamanho descaramento levou o criador do Patties às redes sociais. Em um post que mistura um pouco de zoação com indignação, a marca contou o caso para os seus seguidores nas redes e convocou um “constrangimento do inimigo com zueira”. “Eu até pensei em invadirmos o Insta dele com comentários, mas tem o risco dele restringir comentários e aí acaba com a graça. Então a ideia é a seguinte: CAMPANHA: CONSTRANGER O INIMIGO COM A ZUEIRA”, diz o post que convida o público a criarem tiradas criativas e marcarem a rede no Instagram. Confira:
100 hambúrgueres para a zoeira mais criativa
A publicação do Patties nas redes ainda promove uma espécie de concurso cultural para aqueles que conseguirem ser muito criativos na zoeira. A frase com mais curtidas até o próximo dia 25 de agosto irá conquistar nada menos que 100 unidades de hambúrgueres gratuitamente.
Não é um caso isolado
O pior é ver que este não é um caso isolado. Em 2021, o Daily Mail chegou a realizar uma matéria comentando sobre uma cópia venezuelana da Starbucks. Uma rede de cafeterias utilizou a mesma figura e os mesmos elementos visuais da marca americana para sustentarem a comunicação da “We Proudly Serve”. Um nome tão ruim, que só mesmo se apoiando em uma marca do tamanho da Starbucks para conseguir a atenção do púbico.
Até mesmo a Five Guys, famosa rede de hamburguerias americana também foi afetada pelo processo de falsificação do empresariado venezuelano. A rede “Smash Guys” também se inspirou totalmente no sucesso da Five Guys.