Mais
    InícioPublicidadeBrandingFolha Top of Mind 2023: conheça as marcas mais lembradas pelos brasileiros...

    Folha Top of Mind 2023: conheça as marcas mais lembradas pelos brasileiros neste ano

    Pesquisa revela marcas que mais conquistaram um espaço na mente do consumidor brasileiro

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    Na noite do último dia 31, a folha realizou o Folha Top of Mind 2023, 33ª edição do evento que reconhece as marcas mais lembradas pelos brasileiros nas mais diversas categorias. A festa coroou marcas que mais garantiram as primeiras colocações em uma pesquisa nacional anual do Datafolha e reuniu representantes das maiores empresas do país e do mercado publicitário.

    Entre os principais destaques estão marcas como Nike, Coca-Cola e OMO, que garantiram o Top do Top of Mind, quando o consumidor simplesmente precisa responder uma marca que vem à sua cabeça. Outro destaque foi para a Samsung, Sadia e Nestlé, que conseguiram ser Top of Mind em diversas categorias diferentes.

    Continua depois do anúncio
    Imagem de auditório mostra um palco com a escrita Marcas que Representam o Brasil
    Imagem: Adriano Vizoni/Folhapress

    Índice

    Top do Top – Nike, Coca-Cola e OMO

    Se eu te pedisse para pensar na primeira marca que vem à sua cabeça, qual seria? Para 8% dos entrevistados pelo Datafolha, a Nike é a primeira marca que vem à cabeça. O segundo e o terceiro lugar ficou com um empate entre Coca-Cola e OMO.

    O trio, inclusive, já disputa as cabeças da categoria mais importante da premiação há um bom tempo. Nike está na liderança há 12 anos, enquanto Coca-Cola e OMO estão há 29 e 31 anos respectivamente como as marcas mais lembradas pelos brasileiros. Resultado de um trabalho relevante e consistente ao longo das últimas décadas.

    Inscreva-se para receber nossas notícias e novidades em seu e-mail e cancele quando quiser.

    Top Performance – Downy

    A marca que mais cresceu no Folha Top of Mind no último ano foi Downy. A companhia que se orgulhou de virar Dôni após pronúncia equivocada de Naiara Azevedo durante o BBB22 se fez notar pelo público brasileiro, se tornando o nome que mais cresceu na memória dos entrevistados em relação à pesquisa do ano passado.

    No ano passado a marca foi lembrada por 16% dos brasileiros, enquanto em 2023 foram 21% das citações. O maior crescimento percentual desta edição da pesquisa considerando todas as categorias abordadas.

    Top Marca que representa o Brasil – Petrobras, Nike, Adidas e Havaianas

    A pesquisa também perguntou ao público quais marcas mais representavam o Brasil. Petrobras fica no primeiro lugar, com 8%. Já a Nike surpreendeu na segunda colocação, com 4%, acompanhada da Havaianas e da Adidas, que disputam segundo e terceiro lugar com 3% cada.

    Continua depois do anúncio

    Top Preservação do Meio Ambiente – Natura

    Natura foi citada por 5% dos entrevistados quando o assunto foi empresa que mais se preocupa com a preservação do meio ambiente. Logo em seguida veio a Ypê, com 3% das menções. Um fato curioso é que mais da metade dos entrevistados (56%) não soube dizer o nome de uma marca nesta categoria.

    Top Destaques Regionais

    Com 77% das menções no Norte na categoria Sandália, a Havaianas levou a melhor na região. Já o Nordeste lembrou da Primor. A marca de margarina foi citada por 25% dos entrevistados desta região. Piracanjuba, que apostou em grandes nomes do cenário nacional, como Ivete Sangalo e Bruna Marquezine, levou a melhor no Centro-Oeste com 26% das citações da região ante a 7% nacionalemente. No Sul o destaque é da catarinense Tirol, que recebeu 22% das menções na região, muito diferente de seu reconhecimento nacional, que fica em 4%. No Sudeste as mudanças recentes de posicionamento das Casas Bahia pareceram ter efeito. A marca, que apesar do nome, nasceu em São Caetano do Sul (SP) foi citada por 46% dos paulistas na categoria Loja de Móveis e Eletrodomésticos. No nível nacional esse valor é de 31%.

    Veja também:  Fanta e Oxxo criam loja conceito de PAC-MAN

    Top Feminino e Masculino – Risqué e Pirelli

    A marca mais lembrada pelas mulheres foi a Risqué. A marca teve 39% de lembrança do segmento na categoria Esmalte de Unha, 14% acima do índice geral. Já entre os homens, a marca mais lembrada foi a Pirelli, que recebeu 41% das menções totais de entrevistados pelo Datafolha em Pneu, 54% quando feito apenas o recorte de respostas dadas por homens.

    Continua depois do anúncio

    Top Finanças

    Top Cartão de Crédito – Nubank

    Apesar de não empolgar mais tanto enquanto plataforma, o Nubank continua mostrando sua força de marca e levou o título de cartão de crédito mais lembrado pelos brasileiros com 17% das menções. A bandeira global Visa ficou logo abaixo com 16% e MasterCard apareceu na terceira posição com 11%.

    Em 2018, quando apareceu pela primeira vez nas respostas da pesquisa, o Nubank tinha apenas 1% das menções. Desde então a marca só cresceu, registrando 9% em 2021 e 14% em 2022.

    Top Banco – Banco do Brasil

    O Banco do Brasil segue invicto na primeira posição da categoria Top Banco. O banco foi lembrado por 26% dos entrevistados pelo Datafolha, seguido por Bradesco (21%) e Caixa (17%).

    Top Maquininha de Pagamento

    Cielo, Mercado Pago e PagSeguro empataram na categoria Maquininha de Pagamento com 8% cada. Na estreia da categoria em 2022 Cielo e PagSeguro já haviam empatado pela margem de erro. O resultado agora mostra uma queda da Cielo e um crescimento relevante do Mercado Pago para o segmento.

    Continua depois do anúncio

    Top Seguro – Porto

    Porto e Bradesco Seguros travam uma batalha há 8 anos pela liderança na área de Seguros, no entanto a Porto levou a melhor nesta edição. A marca foi citada por 12% dos entrevistados; enquanto o Bradesco Seguros recebeu menções de apenas 8% do mesmo público.

    Top Poupança – Caixa

    A Caixa segue seu reinado de 22 anos consecutivos como referência nacional em Poupança. A marca que já fez história na propaganda para o segmento consegue ser relevante ainda hoje com bons resultados na memória do consumidor. A marca foi citada por 51% dos entrevistados.

    Top Festas

    Top Carnaval – Brahma

    Tetracampeã do Top Cerveja entre 1998 e 2001, a Brahma agora figura a primeira colocação no Top Carnaval. A marca da Ambev foi citada por 10% dos entrevistados. Skol registrou 6% e “Rio de Janeiro” atingiu 2% das citações. Mesmo não sendo exatamente uma empresa, é interessante ver a ligação da cidade fluminense com a festa conhecida mundialmente.

    Top Ceia de Natal – Sadia

    Na estreia da categoria Top Ceia de Natal, a Sadia levou a melhor. A marca foi a mais citada, com 24% das menções entre os entrevistados.

    Continua depois do anúncio

    Top Férias – CVC

    Outra categoria estreante nesta edição, a Top Férias conta com um empate na margem de erro entre CVC e Gol, com a CVC levando a melhor com 5% das citações, enquanto a Gol ficou com 2%.

    Top Páscoa – Nestlé

    A Nestlé recebeu 20% das citações dos entrevistados da pesquisa Top of Mind neste ano e garantiu a primeira colocação em um segmento extremamente importante para uma empresa de chocolates, o Top Páscoa. A marca ficou empatada com a Cacau Show, mas levou a melhor no desempate pelo critério de awareness.

    Top Compras

    Top Amaciante de Roupa – Downy

    Mesmo ficando 4 pontos percentuais atrás de Comfort em 2022, a Downy conseguiu virar o jogo e vencer a categoria Top Amaciante de Roupa neste ano. A marca foi mencionada por 21% dos entrevistados e garantiu um saldo de 6 pontos percentuais à frente de sua concorrente.

    Top Atacadista – Atacadão e Assaí

    Empatados dentro da margem de erro, Atacadão e Assaí encabeçam a lista de marcas atacadistas mais lembradas pelos brasileiros com 19% e 18% respectivamente. O destaque vai para o Assaí que conseguiu crescer dois pontos percentuais em relação ao ano passado, ante apenas um do Atacadão.

    Continua depois do anúncio

    Top Cola Instantânea – Super Bonder

    Sinônimo de categoria, a cola Super Bonder levou a melhor como marca de cola instantânea mais lembrada pelos consumidores com 35% de lembrança espontânea. Ainda assim esse foi o pior desempenho numérico da cola nos últimos 3 anos. Em 2022 a marca havia conquistado 37% e 36% em 2021.

    Top Detergente – Ypê

    Dúvida pra quê? Detergente é Ypê pra 52% das pessoas entrevistadas pelo Datafolha. A marca segue campeã com nada menos que 8 títulos consecutivos na categoria.

    Top Faca de Churrasco – Tramontina

    Em seu 4º título consecutivo, a Tramontina garantiu o primeiro lugar na categoria Top Faca de Churrasco com invejáveis 62% das menções pelos entrevistados.

    Top Lojas de Móveis e Eletrodomésticos – Casas Bahia

    Invicta na categoria, a Casas Bahia leva a melhor em Top Lojas de Móveis e Eletrodomésticos com 18 vitórias consecutivas e 31% das menções espontâneas.

    Continua depois do anúncio

    Top Sandália – Havaianas

    Outra marca que é sinônimo de categoria, a Havaianas garantiu a invencibilidade da modalidade recém estreada na pesquisa com 59% de lembrança espontânea frente a inacreditáveis 4% da segunda colocada.

    Top Site de Compras – Mercado Livre

    Desde o ano de estreia da categoria, em 2017, o Mercado Livre não saiu do topo. A marca recebeu o troféu de heptacampeã com 25% das citações espontâneas dos entrevistados pelo Datafolha.

    Veja também:  Atlas e Dako ganham novas identidades visuais

    Top Supermercado – Carrefour e Assaí

    Mesmo dividindo a cabeça do Top Atacadista com o Atacadão, o Assaí também fez bonito e está dividindo o topo da categoria Top Supermercado também, desta vez om o Carrefour. As duas marcas seguem empatadas pela margem de erro. Carrefour (5%) e Assaí (3%). Mesmo no critério de awareness, o empate persistiu. No entanto, o resultado numérico dá o título ao Carrefour.

    Top Tinta de Parede – Suvinil

    A marca Suvinil garantiu sua 17ª vitória no Folha Top of Mind na categoria Tinta de Parede. Mesmo disputando duro com a Coral, amarca mostrou que tem fôlego, sendo citada espontaneamente por 33% dos entrevistados neste ano.

    Continua depois do anúncio

    Top Alimentação

    Top Adoçante – Zero-Cal e Adocyl

    A veterana Zero-Cal empatou tecnicamente com Adocyl no limite da margem de erro da pesquisa. Enquanto Zero-Cal (16%) vem de uma baixa nos últimos anos, a Adocyl garantiu 15% e mostrou que chegou para fazer bonito com um histórico de crescimento ano após ano.

    Top Carne – Friboi

    A marca de carnes da JBS foi a campeã pelo terceiro ano consecutivo da categoria Carne no Top of Mind. A marca segue invicta e sendo lembrada por 42% dos entrevistados pelo instituto de pesquisas.

    Top Iogurte Grego – Vigor, Danone e Nestlé

    Pela primeira vez na história da pesquisa, três marcas diferentes empatam no primeiro lugar para a categoria Iogurte Grego. Vigor lidera numericamente com 13%, mas fica empatada na margem de erro com outros dois gigantes do segmento: Danone e Nestlé, ambos com 14%.

    Top Leite – Ninho

    Em 28 edições da categoria, Ninho ganha pela 18ª vez, sendo citada espontaneamente por 12% dos entrevistados pelo Datafolha. Ainda assim esse foi o menor resultado registrado em relação aos anos de 2022 (14%) e 2021 (13%).

    Continua depois do anúncio

    Top Linguiça Calabresa – Sadia

    Invicta na categoria que estreou no ano passado, a Sadia foi mencionada por 27% dos entrevistados da pesquisa.

    Top Macarrão – Adria e Galo

    Adria e Galo disputam a liderança de marca mais lembrada pelos consumidores brasileiros quando o assunto é macarrão com 7% das menções cada. Elas ainda empatam na margem de erro da pesquisa com a Dona Benta, que foi citada espontaneamente por 4% dos entrevistados.

    Top Margarina – Qualy

    Desde 2006 a Qualy é a margarina mais lembrada do Folha Top of Mind. Nesta última edição a marca foi citada por 28% dos entrevistados. Resultado melhor que no ano passado, quando obteve 26 pontos percentuais.

    Top Molho de Tomate – Elefante

    Fazendo jus ao seu nome, a marca da Cargill conquistou um lugar na memória dos brasileiros com 25% das menções espontâneas dos entrevistados pelo Data Folha.

    Top Mortadela e Pratos Congelados – Sadia

    Mais uma vez a Sadia se consagra como marca mais lembrada em uma categoria de alimentação. No total, 29% dos entrevistados citaram espontaneamente a Sadia durante a pesquisa. A marca também levou a melhor na categoria de Congelados, sendo citada por 27% dos entrevistados.

    Continua depois do anúncio

    Top Requeijão – Vigor

    Hm é gostoso, é cremoso e também é Top of Mind da categoria. O Requeijão Vigor foi o mais citado pelos entrevistados pela nona vez. Durante a pesquisa, a marca recebeu 10% das menções espontâneas.

    Top Sardinha em Lata – Coqueiro

    A Coqueiro foi a marca de Sardinha em Lata mais lembrada pelos brasileiros. Com 22% das menções espontâneas, a marca da Camil Alimentos mostrou que já chegou marcando seu espaço na categoria estreante.

    Top Bebidas

    Top Cachaça – 51

    A marca de bebida da Cia. Müller levou a melhor pela terceira vez na categoria, com 32% dos entrevistados se lembrando da Cachaça 51 durante a pesquisa.

    Top Vodka – Smirnoff

    A Smirnoff também manteve seu reinado de três anos como a marca de vodka mais lembrada pelos brasileiros. Durante a pesquisa, 11% dos entrevistados mencionaram espontaneamente a marca da Diageo.

    Continua depois do anúncio

    Top Whisky – Johnnie Walker

    Duas marcas da Diageo disputam a liderança da categoria de uísques: Johnnie Walker (mais lembrado como Red Label pelos brasileiros) marcou presença com 10% das citações espontâneas, enquanto a White Horse ficou com o segundo lugar e 7%.

    Top Eletro Eletrônicos

    Top Máquina de Café em Cápsula – 3 Corações

    Pelo segundo ano consecutivo 9% dos entrevistados responderam que a 3 Corações é a primeira marca de máquina de café em cápsula que vem a sua cabeça.

    Top Air Fryer – Mondial

    Na estreia da categoria Air Fryer não tinha como não premiar a marca Mondial pelo excelente trabalho de difusão da Air Fryer no Brasil. Você pode até discordar desta afirmação, mas eu estou com os 15% dos entrevistados que se lembraram da marca quando perguntados sobre a primeira marca de Air Fryer que vem a sua cabeça.

    Top Caixa de Som – JBL

    Pela primeira vez a mara JBL atingiu a liderança quando o assunto é caixa de som. A marca foi citada de maneira espontânea por 25% dos entrevistados pelo Data Folha.

    Máquina de Lavar Roupas – Brastemp

    Pela 17ª vez a Brastemp leva a melhor na liderança da categoria Máquina de Lavar Roupas. A marca é a primeira a ser lembrada por 31% das pessoas entrevistadas pela pesquisa.

    Top Geladeira e Ar Condicionado – Consul

    Se a Brastemp leva a melhor em máquinas de lavar roupas, a Consul é a marca mais lembrada quando o assunto é geladeira e ar condicionado. A marca que também pertence à Whirlpool foi mencionada por 36% dos entrevistados para a categoria Top Geladiera e 16% da categoria Ar Condicionado.

    Chuveiro Elétrico – Lorenzetti

    Celebrando 100 anos em 2023, a Lorenzetti recebeu um enorme presente dos brasileiros, sendo a marca de chuveiro elétrico mais lembrada para 33% dos entrevistados na pesquisa Folha Top of Mind.

    Veja também:  TOP OF MIND: As marcas mais lembradas de 2023

    Top Ventilador – Arno

    A Arno manteve a liderança da categoria que não aparecia na pesquisa desde 2012. Com 37% das citações espontâneas, os brasileiros se lembraram da velha conhecida nas respostas ao Datafolha.

    Top Aparelho de TV, Computador, Smartphone e Tablet – Samsung

    Com 41% das menções, a Samsung garantiu seu posto de marca de TVs mais lembrada pelos brasileiros. O mesmo acontece nas categorias “Smartphone e Tablet”, onde a marca consegue ser lembrada por 45% dos entrevistados e “Computador e Notebook“, onde fica com 35% das citações. Resultado de um trabalho excelente que vem sendo realizado nos últimos anos pela companhia no país.

    Top Comunicação

    Top Operadora de Telefone Celular e Internet Banda Larga – Vivo

    Vencedora pela 17ª vez, a Vivo levou a melhor com 32% das menções dos entrevistados na categoria Top Operadora de Telefone Celular. Na categoria Top Operadora de Internet Banda Larga, a Vivo também ficou em primeiro lugar, com 19% de lembrança.

    Top Operadora de TV por Assinatura – SKY

    A Sky levou a melhor pela 12ª vez na pesquisa como operadora de TV por Assinatura mais lembrada pelos entrevistados com 27% das citações.

    Top Saúde

    Top Medicamento Genérico – Medley

    Medley (5%), EMS (3%), Cimed (2%) e Neo Química (2%) empataram na margem de erro demonstrando o quão disputado é o espaço de Medicamento Genérico na cabeça do consumidor.

    Top Plano de Saúde – Unimed

    Mais uma vez a Unimed garante o título de marca de plano de saúde mais lembrada do país. Líder absoluta da categoria, a marca conquistou neste ano 32% das respostas espontâneas dos entrevistados pelo Datafolha.

    Top Alívio Azia e Má Digestão – Eno

    Bicampeã na categoria, no ficou com 20% das citações espontâneas neste ano. Mesmo valor conquistado pela marca na edição do ano passado.

    Top Cuidados com o Bebê – Johnson & Johnson

    Johnson & Johnson venceu pela terceira vez consecutiva como a marca de cuidados com o bebê mais lembrada pelos consumidores. 34% dos entrevistados mencionaram a companhia neste ano. O resultado demonstra uma queda acentuada frente aos 39% conquistados em 2022 e 42% em 2021.

    Top Protetor Solar – Sundown

    Também invicta na categoria, Sundown mais uma vez foi lembrada pela maioria dos brasileiros na pesquisa. 14% dos entrevistados mencionaram a marca brasileira.

    Top Higiene e Beleza

    Top Coloração para Cabelos – Cor&Ton

    Com 9% das citações na categoria, a marca da Niely garantiu a liderança ao lado de Koleston, da Wella, que empatou na margem de erro com 7%.

    Top Creme Hidratante – Natura

    Natura empatou com Nivea nas menções (12% vs 15% respectivamente), mas ganhou no critério de desempate de awareness, onde a Natura conseguiu um saldo de 26% diante dos 21% da Nivea.

    Top Esmalte de Unha – Risqué

    A marca Risqué segue sendo destaque quando o assunto é esmalte de unha. Com 25% das menções espontâneas totais, a marca garantiu a liderança do segmento.

    Top Absorvente Feminino – Sempre Livre

    Empatada tecnicamente com Intimus Gel (16% vs 17% respectivamente), a marca da Johnson & Johnson acabou levando a melhor no critério de desempate de awareness. 25% para Sempre Livre contra 21% de Intimus garantiram o primeiro lugar para Sempre Livre.

    Top Pasta de Dente – Colgate

    Com 19 vitórias nas 33 edições do prêmio, a Colgate marca presença mais uma vez no primeiro lugar da categoria Pasta de Dente. A marca conquistou 62% das menções espontâneas dos entrevistados na pesquisa do Datafolha.

    Top Alívio de Sensibilidade dos Dentes – Sensodyne

    Segunda edição da categoria tem como destaque pela primeira vez a Sensodyne. A marca foi lembrada de forma espontânea por 27% dos brasileiros entrevistados.

    Top Transporte

    Top Carro – Volkswagen

    Dona de um dos comerciais mais polêmicos de 2023, a Volkswagen garantiu mais uma vez o domínio da categoria Carro com 27% das menções espontâneas dos entrevistados na pesquisa.

    Top Moto – Honda

    Vencedora de todas as edições em que a categoria fez parte da pesquisa, a Honda maném um alto índice de lembrança na mente dos brasileiros. A marca foi mencionada por 66% dos entrevistados.

    Top Posto de Gasolina – Ipiranga e Shell

    Ipiranga e Shell empatam na categoria Posto de Gasolina em números absolutos, com 23% das menções cada. No entanto, Ipiranga leva uma pequena vantagem numérica dentro da margem de erro no quesito awareness (40% vs 39% respectivamente).

    Top Óleo Lubrificante – Lubrax

    A Lubrax permanece sendo a marca de óleo lubrificante mais lembrada na pesquisa do Datafolha com 10% das menções espontâneas. A maioria dos entrevistados não soube citar um nome desta categoria (55%).

    Top Pneu – Pirelli

    Sucesso entre o público masculino, a Pirelli garantiu o primeiro lugar da categoria Pneu. A marca foi lembrada por 41% dos entrevistados pela pesquisa Folha Top of Mind 2023.

    Top Bicicleta – Caloi

    Com 35% das menções, a Caloi segue sendo a marca mais lembrada pelos brasileiros. Apesar disso, o índice é numericamente menor que os 37% do ano anterior.

    Top Caminhão – Mercedez-Benz

    Líder absoluta da categoria, a Mercedez-Benz foi a marca mais lembrada em todas as 15 edições da pesquisa. Neste ano garantiu 22% das respostas espontâneas dos entrevistados.

    Top Turismo

    Top Agência de Viagem – CVC

    Única a vencer a categoria Top Agência de Viagem desde a sua criação, em 2011, a CVC foi citada neste ano por 17% dos entrevistados pelo Datafolha, garantindo assim 13 vitórias consecutivas.

    Top Companhia Aérea – Gol

    Sete anos no topo como companhia aérea mais lembrada do estudo, a Gol garantiu mais uma vez. A marca divide ao lado de Varig e TAM (hoje Latam) o título de uma das maiores vencedoras da categoria em todos os tempos.

    Conheça nosso podcast

    - Publicidade -

    Últimos stories

    Com ingressos esgotados em menos de uma hora, a pop-up store da SHEIN recebeu cerca de 8 mil pessoas entre os dias 12 e 15 de abril

    Os paulistanos ganharão também dois picolés exclusivos nos sabores Pavlova e Pistacchio

    As latas com a nova identidade da marca chegam ao Brasil um ano após o anuncio da mudança

    Em dois modelos diferentes, puffers da Baw apostam no estilo e na usabilidade

    🔥 Em alta agora:

    Pepsi começa a adotar novo logo no Brasil

    No início do ano passado, a Pepsi anunciou sua nova identidade visual em celebração aos seus 125 anos. Com a intenção de unir o...

    🔥 Em alta agora:

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,861FãsCurtir
    145,000SeguidoresSeguir
    16,800InscritosInscrever
    Publicidade