A Unicef está o tempo todo lutando para tornar a vida das crianças em extrema pobreza um pouco melhor ao redor do mundo todo. E em sua mais recente campanha #ParaCadaCriança, a marca decidiu realizar um teste social para mostrar ao público as diferenças que damos a uma criança de acordo com o que julgamos ser sua condição social.
O vídeo “O que você faria se visse essa garotinha na rua?” mostra a experiência de Anano, uma pequena garota de 6 anos que foi caracterizada de formas diferentes para mostrar a realidade de quem não tem tantas oportunidades. Assista ao vídeo:
Sim, eu sei. Eu também fiquei me sentindo péssimo ao ver que no lugar das demais pessoas do vídeo, eu provavelmente teria tido exatamente as mesmas atitudes. Se já não as tive.
O vídeo viralizou de forma incrivelmente rápida. No Facebook a campanha já foi vista mais de 30 mil vezes em menos de 20 horas após a publicação do post. Entre os comentários diversos comentários interessantes de pessoas que realmente se sentiram sensibilizadas com o teste.
Por mais teorias que você possa ter para tentar explicar o que aconteceu nesse teste, o mínimo que ele pode proporcionar é uma reflexão honesta do quanto nós nos preocupamos com os outros e o que queremos deixar para a humanidade.
Parabéns Unicef. E obrigado por me mostrar o quão mesquinho eu poderia ter sido na mesma situação. Eu pude refletir para tentar ser uma pessoa melhor com as crianças menos favorecidas a partir deste vídeo.