Dove anuncia contrato inédito com a atriz Paolla Oliveira e um time de influenciadoras para que não usem filtros ou edições em suas publicações online, com o pensamento de minimizar conteúdos tóxicos de beleza nas redes sociais e tornar o ambiente digital mais positivo e seguro. O objetivo é alertar sobre as problemáticas da pressão estética que reforça padrões irreais de beleza nas redes sociais, convidando o público e formadores de opinião a minimizar referências que prejudicam a saúde física e mental principalmente de meninas e jovens mulheres do país.
A iniciativa faz parte da campanha Feed Sem Padrões, idealizada no Brasil pela SOKO. Além de Paolla, a marca aposta em um time de influenciadoras composto por nomes, que assinarão o contrato e reforçarão a mensagem em suas redes sociais. Entre elas, Astrid Fontenelle, Dora Figueiredo, Mariana Mendes, Dandara Pagu e Angélica Silva.
O objetivo é mostrar que a criação de conteúdo, a influência e o uso das redes sociais podem ser feitos com mais responsabilidade e transparência, tornando o ambiente digital mais real e, consequentemente, mais seguro para a saúde mental de todos.
“Estou feliz de fazer parte dessa campanha tão significativa e com um time tão legal, diverso. Sempre foi um desejo pessoal trabalhar com Dove que é uma marca preocupada com o presente e também com o futuro. E essa campanha é prova disso. A experiência de se ver sem filtro é o primeiro passo para a gente se amar como a gente é. E com o orgulho de ser única. Isso é o que eu acredito. E agora, com Dove e todo esse time, tenho certeza que essa campanha vai ser linda e com grande potencial de impactar o público e até outras marcas que também estão interessadas em falar sobre o tema. Estou animada!”, afirma Paolla Oliveira.
A iniciativa do feed sem filtro marca a continuação da nova campanha apresentada por Dove no mês passado, que traz um filme com a história real do crescimento e desenvolvimento de uma menina, Mary, desde a sua infância até a maioridade, e as consequências na saúde da pressão estética constante que recebeu ao longo dos anos por meio das redes sociais. O filme pode ser assistido abaixo:
A história retratada dá visibilidade à dados alarmantes apresentados na última pesquisa realizada pelo Projeto Dove Pela Autoestima, onde 74% dos jovens de 10 a 17 anos entrevistados, afirmam que foram expostos a conteúdos tóxicos de beleza nas mídias sociais, com incentivo a transformações da aparência ou perda de peso. É por isso que, no Brasil, 96% dos profissionais de saúde mental se preocupam com o aumento de autoflagelação e suicídio entre os jovens devido à exposição de conteúdos tóxicos nas redes sociais.
Para evidenciar ainda mais a importância do tema, Dove também lançou uma petição para reunir assinaturas e, assim, reforçar a urgência da pauta junto ao poder público, com objetivo de promover diálogos e encontrar formas de melhorar as práticas no ambiente digital. “Nossa intenção é usar o nosso alcance para dar mais visibilidade ao assunto, que afeta cada vez mais os jovens, e estimular conversas, com a participação de órgãos públicos e stakeholders, que possam mudar esse cenário”, afirma Paula Paiva, líder digital para Dove no Brasil. “Ao convidarmos celebridades e influenciadoras para entrar nesse movimento conosco, estamos atuando para mudar as referências de beleza de meninas e mulheres e, assim, transformar a aparência em uma fonte de confiança e não de ansiedade”, completa Paula.
A nova campanha para trazer um feed livre de filtros adiciona um capítulo ao legado da marca contra a distorção digital, que já vem sido construído através de campanhas anteriores como #ShowUs, #DetoxYourFeed, Selfie Reversa, That’s Not My Name, #DeCostasParaFiltros, e o Projeto Dove Pela Autoestima, que já educou mais de 94 milhões de jovens mundo afora. Para saber mais, acesse Dove pela Autoestima, um canal onde a marca disponibiliza informações e suporte para meninas e seus cuidadores, pais, professores e familiares.