A publicidade brasileira vem passando por um período profundo de transformação, abrindo espaços para pessoas antes invisibilizadas dentro e fora das campanhas publicitárias. Toda a evolução vista neste sentido é resultado de uma série de esforços conjuntos, mas alguns esforços bem significativos foram feitos por Jef Martins.
O profissional que hoje é Diretor de Impacto Social e Projetos Especiais do Publicis Groupe começou sua trajetória como uma voz ativa entre pessoas com HIV, depois participou ativamente dos projetos Enegrecendo a Propaganda e da Escola RUA, que buscaram trazer representatividade negra para o mercado publicitário e hoje direciona seu olhar para contratar e fomentar o mercado profissional para pessoas LGBTQIAPN+.
Nesse episódio do GKPBcast, Matheus Ferreira e Victor Alexandro conversam um pouco com Jef Martins sobre a importância dessas ações afirmativas e também tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais a fundo a história desse profissional.
Confira o episódio completo no YouTube, Spotify ou outras plataformas de streaming.
Episódio “Diversidade na Publicidade” em tópicos:
- Trajetória Jef Martins
- Quais foram as maiores dificuldades?
- Participação na campanha Cartaz HIV Positivo 2015
- Criação do projeto Enegrecendo a Propaganda 2018
- Posição de Diversidade e Impacto Social em grandes agências a partir de 2021
- Chegada no Publicis Groupe
- Projetos que mais se orgulha
- Conselho para quem está chegando no mercado publicitário ou para quem já está no mercado
- Considerações finais