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    Toblerone muda o logo após novas regras da Suíça

    A marca retira a montanha Matterhorn da embalagem e ainda desenvolve nova identidade visual

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    ✨ O que você precisa saber:

    • Mondelēz transferiu parte da produção do chocolate Toblerone para a Eslováquia e teve que alterar as embalagens devido a regra de origem suíça.
    • O logotipo clássico da marca teve a imagem da montanha Matterhorn removida, substituída por um cume alpino mais genérico.
    • Toblerone passou por mudanças gerais na embalagem, identidade visual e tipografia, destacando o formato triangular do chocolate e introduzindo elementos da história da marca.

    A Mondelēz anunciou no ano passado que, a partir do final de 2023, transferiria parte da produção do chocolate Toblerone para sua fábrica na Eslováquia, onde também produz a marca Milka, originalmente fabricada na Suíça. E por conta de uma nova regra estabelecida pela Suíça, as embalagens do famoso “chocolate suíço” Toblerone tiveram que sofrer algumas alterações.

    A regra adotada pelo país afirma que apenas os produtos que sejam comercializados como “made in Switzerland”, 80% das matérias-primas devem ser provenientes do país e a maior parte do processamento ocorre lá. Apenas produtos à base de leite produzidos inteiramente na Suíça podem usar símbolos nacionais em sua comercialização, com exceção de ingredientes que não podem ser originários do país, como o cacau.

    Após a mudança do local da fabricação dos chocolates, a regra passa a entrar em vigor pedindo a alteração do logotipo clássico da marca. A imagem do pico da montanha Matterhorn foi removida da embalagem de Toblerone. Mas não precisa ficar triste, de acordo com a Mondelēz, a montanha de 4.478 metros de altura, cujo pico piramidal quase simétrico espelha a forma da barra de chocolate, foi substituída por um cume alpino mais genérico.

    Além da alteração obrigatória, a marca resolveu tomar a frente do problema e decidiu realizar mudanças gerais tanto na embalagem quanto na própria identidade visual. Toblerone, agora, passa a levar uma nova tipografia, um novo tema, design e ainda buscou em suas raízes para inserir na marca a assinatura de seu fundador, Theodor Tobler.

    Nova identidade visual destaca o formato do chocolate

    Com o início de um novo propósito de marca ousado, Toblerone traz como tema a frase ‘Be More Triangle‘ (seja mais triângulo, em português). A marca busca encorajar aqueles que ousam ser diferentes e a abraçar suas arestas em união com o fundador da Toblerone, Theodore Tobler, que já abalou o mercado de chocolate suíço com sua obra-prima deliciosamente triangular. A marca divulgou, em seu Instagram global, um vídeo conceito apresentando a nova identidade, tema e relembrando seu criador. Confira:

    A nova identidade da marca aposta na forma triangular do chocolate contra uma indústria de barras quadradas. Embora o Toblerone tenha um novo visual, ele manteve seu logo icônico com algumas mudanças já atendendo as novas regras da Suíça.

    De acordo com a agência Bulletproof, que realizou toda a mudança, a nova identidade tem influência dos antigos designs e utilizou informações dos arquivos da Mondelēz. O novo logo reintroduz algumas das peculiaridades adoráveis ​​do logotipo Toblerone original, com seu ‘O’ descentrado e a letra ‘E’ espessa. A nova fonte cursiva que acompanha a marca é inspirada na assinatura original do Sr. Tobler, o que significa que todo o novo visual é fortemente focado nas raízes do chocolate.

    E para aqueles que acharam que o urso de Toblerone iria sumir, estavam errados. Ele continua “escalando a montanha”. E antes o escrito “Of Switzerland”, por conta da regra estabelecida pela Suíça, a marca trocou a frase para “Established in Switzerland in 1908” (Fundada na Suíça em 1908, em português). Veja o antes e depois:

    gkpb-toblerone-nova-idv

    Customização e aproximação com o público

    Novos ativos de marca foram introduzidos para reforçar o novo propósito e a ousada ambição da marca. Como por exemplo, a abordagem Sensory Brand World coloca o movimento no centro para que as plataformas digitais possam abrir novos caminhos com uma linguagem sensorial.

    A experiência sensorial da marca é voltada diretamente por estímulos sensoriais relacionados à marca, compreendendo principalmente estímulos visuais, auditivos, táteis, olfativos e até mesmo gustativos, e captura qualidades estéticas e sensoriais que atraem os sentidos.

    A Bulletproof aproveitou divertidamente o distinto ativo triangular de pedaços de chocolate da marca para conectar-se com as estações e momentos culturais de uma maneira própria e inconfundível de Toblerone. Celebrando as peculiaridades daqueles que mais importam com uma experiência humana conectada da tela à loja. Como por exemplo essa edição de dia dos namorados:

    Toblerone também trabalhou com a produtora digital Media Monks para criar um novo e-commerce da marca. O site apresenta um personalizador de barra de presente com sete designs de embalagem divertidas e a capacidade de adicionar o nome de quem receberá o mimo e uma mensagem personalizada. Confira:

    Além de escolher a personalização da embalagem, o consumidor pode optar entre os cinco sabores de Toblerone para a sua barra de 360g. Entre os sabores estão: amêndoa crocante, dark, ao leite, branco e por último frutas e nozes.

    Vale comentar que essa tendência de oferecer a customização de produtos já está acontecendo em outras marcas, como por exemplo a KitKat. A marca recentemente começou a oferecer ao público opções personalizáveis, como criar o próprio doce e imprimir uma foto no chocolate.

    História do chocolate Toblerone

    O nome do chocolate é uma junção do sobrenome do inventor da barra, Theodor Tobler e torrone, um doce de amêndoa torrada típico das tradições de Natal no sudoeste da Europa. Sendo assim, desde 1908, Toblerone é produzido na capital suíça, Berna, cujo um urso está escondido dentro da imagem do Matterhorn, que também terá que ser removido da embalagem.

    Ele fica nas patas traseiras, levantando a cabeça, como se tentasse escalar a montanha. Os designers a usaram deliberadamente para enfatizar a conexão da marca com sua região nativa. Veja:

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