A HP apresentou hoje um notebook contendo uma nova versão de sua já amplamente conhecida marca. Durante todo o dia muito se ouviu dizer por aí que a companhia estava atualizando o logo, mas a verdade não é bem essa. O novo logo apresentado hoje não é tão novo assim, ele foi feito há 5 anos; e também não deverá substituir a marca atual. Pelo menos não neste momento.
Novo (velho) logo da HP
Parece complicado de entender (e na verdade é), mas a HP contratou em 2008 o escritório Moving Brands para reformular toda a sua identidade visual. E, em 2011, foi apresentado o logo que a maioria de nós só tomou conhecimento hoje. Mas à época a HP até chegou a gostar da marca, mas por algum motivo, eles decidiram esperar pelo momento ideal.
Este momento finalmente chegou. Mas não da forma em que estamos acostumados, simplesmente tomando lugar da marca antiga de forma antiga aos poucos. Mas sim dando uma nova cara à sua linha de notebooks premium Spectre 13.
E talvez a HP estivesse realmente correta em segurar a atualização. O novo logo é futurista demais. Utilizando apenas linhas retas, a marca traz uma simplicidade ímpar, enquanto consegue nos remeter ainda à saudosa Hewlett-Packard.
Ainda não é certo se a HP irá realmente adotar o novo logo para outros produtos, ou até mesmo estender a nova marca aos demais produtos. O que eu acho não acontecerá tão cedo. Mas, de certo, o novo logo servirá como uma ótima forma de criar status de luxo para aqueles que se importam com isso.
Com informações de: The Verge, TNW e Logo BR.