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    Ambev revela estratégia 360 inédita para o Carnaval 2023

    Companhia quer atender consumidores nas mais diversas ocasiões com toda sua plataforma de produtos e serviços

    EM GKPB.COM .BR

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    “Vamos colocar a plataforma na rua”. É assim que Dani Waks, VP de marketing da Ambev define a estratégia da companhia para o Carnaval 2023. O executivo não se refere exatamente a utilizar calçados altos, como os consagrados pelas rainhas de bateria, mas sim do ato de proporcionar uma experiência completa para os mais diferentes tipos de consumidores onde, como e quando eles quiserem.

    Brahma foi convocada para patrocinar as principais festas. A marca vai agradar aos foliões que dispensam uma boa cervejinha entre uma festa e outra. Aqueles que preferem um drink mais descolado, podem contar com Beats. E por último, para o público que preferir realizar celebrações em casa com os amigos, o Zé Delivery montou uma operação especial para atender a demanda.

    Isso sem esquecer os clássicos camarotes nas avenidas e circuitos do país, como Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. Tudo apoiado pelo BEES, o app B2B da Ambev que vai garantir que os pontos de vendas tenham produto disponível durante os dias de festa.

    “Essa é a magia de olharmos pro Carnaval como uma plataforma: conectamos nossas bebidas, serviços e entretenimento para gerar experiências incríveis em todos os momentos da festa”, afirma Waks.

    Dani Waks, VP de marketing da Ambev – Imagem: Divulgação.

    Novo modelo de negócios da Ambev

    Essa visão parte do novo modelo de negócios que a companhia vem amadurecendo desde 2020 e assumiu no ano passado, com uma transformação cultural e de negócios que agora vai ser colocada em prática pela primeira vez no Carnaval.

    Para comemorar a volta do Carnaval às ruas em fevereiro, o que não acontecia desde 2020, devido à pandemia, a Ambev escalou a Brahma para fazer a maior festa de sua história. Pela primeira vez a marca vai patrocinar o Carnaval de Rua em cinco capitais: Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife e Florianópolis. Um recorde que reflete o tamanho e momento que a marca vive, se consolidando novamente como a líder em vendas do Brasil.

    Além de ajudar a viabilizar o Carnaval, o patrocínio contempla blocos, que sairão pelas cinco cidades, e também em Belo Horizonte (MG), camarotes oficiais no Anhembi (SP), na Sapucaí (RJ) e em Salvador (BA), na homenagem ao eterno Brahmeiro Zeca Pagodinho, que completa 40 anos de carreira, durante o desfile do Rio de Janeiro.

    E mesmo quem não vinha para o Carnaval do Brasil há muito tempo não quer perder a festa: Gisele Bündchen confirmou sua presença no camarote do RJ, a convite de Brahma, depois de 10 anos da sua última passagem pela folia brasileira.

    “É pra matar de vez a saudade da festa mais democrática do mundo”, garante o executivo que, durante a última Copa do Mundo, levou marcas da companhia ao topo das redes sociais no Brasil (Budweiser e Brahma foram as líderes em menções durante o período, de acordo com a plataforma Stilingue).

    Recorde de entregas em casa

    O Zé Delivery também bateu recordes de pedidos durante a Copa – 55 mil por hora em dias de jogos do Brasil –, pretende ser a fonte oficial de quem for fazer a festa, o esquenta ou o pós em casa.

    Para Waks, existe uma oportunidade grande para aumentar o awareness do Zé e divulgar o seu serviço e, para isso, uma mega operação com os entregadores e lojas parceiras foi montada e diversas promoções vão ser ativadas, como a “CarnaZé”, onde os consumidores vão concorrer a R$ 1 milhão em prêmios instantâneos por uma roleta da sorte digital dentro do aplicativo.

    Carnaval do Zé vai dar R$ 1 milhão em prêmios – Imagem: Divulgação.

    “Embora a maior festa do Carnaval se manifeste na rua, todos os nossos estudos nos mostram que, invariavelmente, parte da jornada de todo o folião passa por alguma celebração em casa. O Zé é uma excelente ferramenta de conveniência e entretenimento, facilitando a vida das pessoas com bebida gelada, rápida e no precinho”, complementa o executivo.

    Estratégia Beats

    Completando as marcas na folia, Beats também estará presente no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Salvador e em Florianópolis, além de outras cidades pelo país. Além de apoiar diversos blocos, prepara celebrações proprietárias neles, e em trios e camarotes, com artistas que não são do samba, mas garantem a diversão pra quem busca outra pegada, como Anitta, Gloria Groove e Pedro Sampaio comandando o fervo.

    A marca lançou para o Carnaval a CapiBeats, drinque pronto feito com cachaça e inspirado na tradicional caipirinha, que será novidade deste Carnaval. “Um portfólio além da cerveja é outra frente da visão de plataforma, uma vez que identificamos uma demanda de consumidores em busca de outros sabores e experiências”, explica Waks.

    Beats, que tem a inovação em seu DNA, também vai chamar a atenção para um tema importante: o consumo moderado. Nas principais festas, serão distribuídas as barrinhas On by Beats. Desenvolvida pelo Smart Drink Lab, uma área de inovação da Ambev, e testada clinicamente no Canadá e no Brasil, a barrinha comestível substitui uma refeição e é capaz de reduzir em 20% a absorção de álcool pelo corpo.

    “Com tudo isso, a ideia é fazer transbordar a beleza brasileira do Carnaval. Valorizar sentimentos, estéticas e comportamentos que só acontecem nessa época do ano e aqui no Brasil. Nosso maior enredo é a conexão cultural. E, para isso acontecer, gostamos de falar que precisamos ser Pop & Tech: Pop para ter o dedo no pulso, participar e gerar conversas; Tech para usarmos todos estes dados gerados e conectarmos com nossas plataformas tecnológicas, como o Bees e o Zé Delivery. Tudo isso de forma muito ágil, na velocidade da cultura”, afirma Waks.

    Carnaval do Ecossistema

    As marcas e a criatividade são parte da Ambev como plataforma. O novo modelo é resultado de um movimento profundo de transformação cultural realizado na companhia, sobretudo desde 2020. No ano passado, a Ambev anunciou ser mais do que uma empresa de bebidas, mas uma plataforma de diversos negócios que, além de facilitar a conexão entre pessoas, têm a missão de gerar crescimento compartilhado para todo o ecossistema da companhia.

    Um exemplo disso para este Carnaval é o plano por mais renda aos catadores e por apoio aos 30 mil ambulantes cadastrados pela companhia para a festa. Na campanha #BlocoDaLatinha, os catadores vão contar suas histórias nas redes sociais para mostrar aos foliões o impacto positivo que a latinha causa em suas vidas. Hoje, a taxa de alumínio reciclado presente nas embalagens dos produtos Ambev é de 77%.

    Aos ambulantes foi entregue um kit com documento de identificação e materiais de apoio para as vendas – isopores, guarda-sóis e camisetas, entre outros. Além disso, para reforçar a importância do respeito na folia, os ambulantes cadastrados passarão por um treinamento obrigatório sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas, enfrentamento ao assédio e ao trabalho infantil.

    A questão do assédio também será o foco de um projeto piloto que a Ambev fará nos espaços Beats, em Florianópolis. Haverá por lá uma sala de apoio, com profissionais especializados, para pessoas que precisarem de acolhimento por conta de importunações e violências do tipo. 

    “Enquanto plataforma, nossa forma de encantar fãs e apoiar o ecossistema sempre tem propósito e consistência”, conclui Waks.

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