Mais
    InícioPublicidadePodcastGlobo reforça compromisso com podcasts para 2023

    Globo reforça compromisso com podcasts para 2023

    Conteúdos em podcast da Globo cresceram 51% em horas consumidas no último ano

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    Na última semana, a Globo realizou o PodDay, um dia inteiro para celebrar, discutir e repensar o conteúdo em áudio dos podcasts. A companhia deu mais um passo em direção ao formato e revelou um relevante crescimento no cenário com entrada em novas plataformas e grandes lançamentos no catálogo para o ano de 2023.

    Reconhecida por sucessos como “O Assunto”, ou projetos como “Pico dos Marins: o Caso do Escoteiro Marco Aurélio”, a companhia agora deve ampliar a distribuição destes conteúdos em formatos para as redes sociais e plataformas de vídeos como o Youtube e o Tiktok.

    Continua depois do anúncio

    A distribuição dos podcasts em plataformas de vídeo começou oficialmente no último dia 12 com a publicação de “O Assunto”, o maior podcast de notícias do Brasil e terceiro mais ouvido da América Latina em audiência, no Youtube do G1. Ainda em dezembro o podcast “Rivaldo Confidencial” também deve chegar à plataforma de vídeos do Google. Esse movimento será contínuo e incluirá, ainda, a publicação de trechos no Tiktok, evoluindo para o lançamento de videocasts inéditos no próximo ano.

    “Essa novidade aproxima o universo do áudio com o mundo das redes sociais e plataformas de vídeo. Cada vez mais, vemos podcasts se tornando plataforma de influência digital e dominando conversas nesses ambientes. Hoje, podcast é áudio, é social, é vídeo. Não existem mais fronteiras entre esses mundos. Isso é bom para os consumidores e para marcas que querem fazer parte dessa rotina de consumo”, revela Eliseu Barreira, Head de Gestão de Portfólio de Produtos Digitais e Canais Pagos na Globo.

    Crescimento da Globo e dados do mercado de podcasts

    A partir de 2018, a estratégia da Globo ajudou a ampliar a comunidade de ouvintes, consolidando a presença do podcast no dia a dia dos brasileiros. De acordo com dados inéditos de pesquisa encomendada pela Globo, realizada em outubro de 2022 pelo IPEC, o consumo do formato segue em evolução e já alcança 23% da população com 16 anos ou mais. São mais de 38,6 milhões de ouvintes, um crescimento de 84% na comparação com 2019, quando a Globo passou a acompanhar o consumo de podcasts no Brasil. Outro dado que chama a atenção é a penetração do consumo do formato entre os usuários jovens: 53% dos ouvintes têm entre 16 e 34 anos. Os podcasts Globo cresceram 49% em downloads e 51% em horas consumidas no último ano.

    Inscreva-se para receber nossas notícias e novidades em seu e-mail e cancele quando quiser.

    “Nossos resultados mostram que o áudio é um excelente formato de conexão entre as pessoas e a publicidade. É uma ótima oportunidade para as marcas estarem associadas a conteúdos que são de alto interesse e engajamento dos usuários. Aqui na Globo, estamos constantemente atentos à evolução da jornada dos usuários e trabalhando em entregas comerciais cada vez mais integradas em formatos de vídeo, display e também em áudio para sermos ainda mais eficientes e parceiros das marcas no enfrentamento dos seus desafios de negócio”, analisa Valéria Soska, diretora comercial da Globo.

    “Nossos resultados mostram que o áudio é um excelente formato de conexão entre as pessoas e a publicidade. É uma ótima oportunidade para as marcas estarem associadas a conteúdos que são de alto interesse e engajamento dos usuários. Aqui na Globo, estamos constantemente atentos à evolução da jornada dos usuários e trabalhando em entregas comerciais cada vez mais integradas em formatos de vídeo, display e também em áudio para sermos ainda mais eficientes e parceiros das marcas no enfrentamento dos seus desafios de negócio”, analisa Valéria Soska, diretora comercial da Globo.

    Continua depois do anúncio

    “Nossos resultados mostram que o áudio é um excelente formato de conexão entre as pessoas e a publicidade. É uma ótima oportunidade para as marcas estarem associadas a conteúdos que são de alto interesse e engajamento dos usuários. Aqui na Globo, estamos constantemente atentos à evolução da jornada dos usuários e trabalhando em entregas comerciais cada vez mais integradas em formatos de vídeo, display e também em áudio para sermos ainda mais eficientes e parceiros das marcas no enfrentamento dos seus desafios de negócio”, analisa Valéria Soska, diretora comercial da Globo.

    Lançamentos do Catálogo e ampliação do portfólio

    Em 2023, a Globo seguirá investindo na evolução de seu catálogo, ocupando territórios de grande interesse entre os consumidores. A empresa acaba de iniciar a sua caminhada no universo de podcast ficcionais, com o lançamento de “O Último Recurso” – estrelado por Débora Falabella, Juan Paiva, Junior Melo, Abrãao de Santana e Matheus Silva, com participação especial de Leandro Firmino, Alex Nader e Eduardo Moscovis. Também vai ampliar a atuação em gêneros que são sucesso de audiência, como casos reais, sociedade e comportamento, além de iniciar a jornada em segmentos como gastronomia, e espiritualidade. Entre os destaques, vem por aí uma nova temporada do icônico “Projeto Humanos”, de Ivan Mizanzuk, com o “Caso Leandro Bossi”; e dois podcasts assinados por Emicida: um que contará a história da luta antirracista através do Samba e outro sobre histórias infantis..

    No próximo ano, a Globo também seguirá com a parceria bem-sucedida com a B9, trazendo uma nova temporada do “Crônicas de um Cuidado”, apresentado por Cris Bartis e produzido por Ju Wallauer. Outras novidades são o “De Raspar o Tacho”, primeiro título gastronômico produzido em conjunto com o Receitas.com; “Todos os Caminhos”, com a presença do padre Júlio Lancellotti e que reúne representantes e pontos de vista de variadas religiões; os esportivos “Campo dos Sonhos” e “Como Nascem os Grandes”; “Sereno”, no território de bem-estar e meditação; além de novas temporadas do “Posso Mandar Áudio?”, apresentado por Dani Calabresa, e “Choque de Cultura”, produzido pelo Canal Brasil.

    Continua depois do anúncio

    Além disso, em sintonia com a missão de desenvolver o mercado de podcasts no Brasil, dá um passo importante para a formação de novos criadores, com o lançamento do audiocurso “Como fazer um podcast”. Desenvolvido e apresentado pelas criadoras do “37 graus”, Sarah Azoubel e Bia Guimarães, o curso ensina o passo a passo para a produção de um podcast, da definição do público-alvo até a distribuição e interação com a audiência. 100% gratuito e em formato de podcast, tem 20 episódios-aula e estará disponível nas plataformas Globo e de áudio a partir de 12 de dezembro.

    “Todas essas novidades endossam a relevância do mercado de podcasts para a Globo. Vemos um enorme potencial na expansão de nossa audiência, acompanhando os hábitos de consumo, pautando tendências e nos transformando com elas. Essas novidades oferecem inúmeras possibilidades para consumidores e marcas”, conclui Eliseu Barreira.

    Conheça nosso podcast

    - Publicidade -

    Últimos stories

    A novidade já está disponível através do site oficial da marca

    Empresa que ganhou fama com gelos de coco que duram 3x mais, aposta em uma das categorias de bebida que mais crescem no país

    Ginasta campeã olímpica é imortalizada em uma boneca junto a tenista Venus Williams, nadadora Federica Pellegrini e mais cinco atletas no mundo

    Com Mc Carol como rainha oficial da festa, Baile Funk Bridgerton celebrou a estreia da terceira temporada da série

    🔥 Em alta agora:

    Nescafé Dolce Gusto anuncia Cappuccino sabor Caramelo Salgado para a linha Netflix

    No ano passado, a Netflix e a Nescafé Dolce Gusto anunciaram uma parceria inédita para o lançamento de uma linha totalmente inspirada na gigante...

    🔥 Em alta agora:

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,819FãsCurtir
    146,000SeguidoresSeguir
    7,100SeguidoresSeguir
    49,000SeguidoresSeguir
    5,400SeguidoresSeguir
    16,800InscritosInscrever
    Publicidade