Não há como negar que Pokémon é uma das grandes franquias da cultura pop e que arrasta uma legião de fãs pelo mundo afora. O público que acompanha o anime desde o seu lançamento em 1997, finalmente teve o desfecho que tanto era almejado: Ash Ketchum se consagrou campeão da Liga Pokémon.
A vitória de Ash Ketchum e Pikachu aconteceu depois de 25 temporadas do anime e foi exibida no episódio mais recente da animação. A conquista de Ash era tão aguardada por todo mundo que até mesmo as redes oficiais da franquia comemoraram o título.
Taito Okiura, vice-presidente de marketing da The Pokémon Company, disse em recente entrevista: “A determinação e perseverança de Ash para chegar ao seu objetivo de se tornar o maior treinador Pokémon do mundo após 25 temporadas representa o melhor do que significa ser um treinador.”
Para se tornar o campeão, em seu último embate Ash teve que enfrentar o desafiante Leon no Torneio dos Oito Mestres do Campeonato da Coroação Mundial de Jornadas Supremas Pokémon. E como não poderia deixar de ser, Pikachu foi o último Pokémon da equipe de Ash a lutar, o roedor elétrico enfrentou o poderoso Charizard de Leon em uma batalha eletrizante com boas chances de vitória para os dois lados.
O episódio com a consagração de Ash como o maior Mestre Pokémon, foi definitivo para mostrar que o anime caminha para o fim da atual temporada. O anime conta com mais alguns episódios pela frente, com lançamentos previstos para os dias 25 de novembro (Project Mew), 2 de dezembro (Seize the future!) e chega ao fim no dia 9 de dezembro, com o episódio “Pokémon! I’m Glad To Have Met You”, que está levantando suspeitas dos fãs sobre uma suposta aposentadoria de Ash.
Recentes rumores davam conta de que o anime chegaria ao fim com a vitória de Ash, já que o personagem alcançou aquele que era o seu grande objetivo desde o primeiro episódio do anime lançado há mais de vinte e cinco anos.
Os episódios de Jornadas Pokémon estão disponíveis na Netflix.