O chefe de hardware de longa data da Sony, que liderou a engenharia do PlayStation 4 e do PlayStation 5, está se aposentando em 1º de outubro. Masayasu Ito, de 60 anos, estará deixando o time, conforme relatado pela Bloomberg.
De acordo com Cathy Liu, gerente de comunicações da Sony, a responsabilidade pela plataforma PlayStation, que inclui engenharia de hardware, segurança, estratégia de produto e design, entre outras coisas, ainda é liderada pelo vice-presidente sênior Hideaki Nishino.
Nishino foi promovido a essa função em março de 2021 e se reporta diretamente ao presidente da SIE, Jim Ryan. O atual diretor Lin Tao está assumindo o papel de Ito como vice-presidente e diretor representante da operação da Sony no Japão. A Sony anunciou as mudanças em um breve comunicado de imprensa hoje.
Ito originalmente ingressou na Sony em 1986 antes de se mudar para a divisão PlayStation da empresa em 2008 para liderar a engenharia de hardware do PlayStation. Ito supervisionou a engenharia do PlayStation 4, um console de enorme sucesso que atingiu vendas vitalícias de 117,2 milhões em março. O PS4 chegou a atingir o marco de vender mais jogos do que qualquer outro console da história no ano passado.
Ito também foi responsável pela criação do headset PSVR, o PS4 Pro e o mais recente console PS5 da Sony. A Sony começou a trabalhar no PS5 em 2015, e Ito e sua equipe passaram cinco anos projetando e desenvolvendo o console. Ito, chefe de hardware, detalhou o processo de desenvolvimento do PlayStation S5 antes do lançamento do console em 2020, revelando que a Sony se concentrou em reduzir os níveis de ruído e melhorar a capacidade de refrigeração no PS5, além de favorecer “uma arquitetura bem pensada e lindamente projetada” dentro do console.
Embora o PS5 seja o maior console de jogos da história moderna, a Sony vem reduzindo seu peso nas revisões recentes. A Sony lançou discretamente um PS5 revisado no mês passado, reduzindo o peso em 13% do modelo de lançamento original. O novo modelo PS5 chega no momento em que a Sony aumenta o preço de seus consoles PS5 fora dos EUA. A Sony está aumentando seus preços do PS5 no Reino Unido, Europa, Japão, China, Austrália, México e Canadá. Os preços estão subindo 10% na Europa, 21% no Japão e cerca de 6% no Reino Unido, já que as taxas de inflação afetam os negócios de jogos da Sony.