A Amstel é a cerveja oficial da Parada do Orgulho LGBT+ e como parte de suas ações para o evento, a marca decidiu levar um cartório para as ruas de São Paulo para facilitar a retificação do nome para pessoas transgênero. O serviço será custeado pela marca e está disponível durante a 20ª Feira Cultural da Diversidade da Parada LGBT+.
Os interessados em participar da ação puderam se inscrever no site da marca, onde receberam informações sobre quais os documentos necessários e ainda tiveram explicações sobre como funciona todo o processo. Os inscritos receberam o direcionamento para comparecer e apresentar todos os documentos necessários no estande da Amstel na Feira Cultural da Diversidade da Parada LGBT+ hoje, dia 16 de junho, no Largo do Arouche, em São Paulo. Quem for ao stand com todos os documentos (certidão de nascimento, RG, CPF, título de eleitor e comprovante de residência), finaliza o processo na hora e só precisará ir ao 34° Cartório, localizado na rua Frei Caneca, 371, para retirar os novos documentos.
O serviço oferecido pela marca deve impactar mais de 100 pessoas. O comparecimento ao cartório não precisa ser feito no mesmo dia e será possível realizar o processo de cadastro inicial também no estande da Amstel, porém, dessa forma, estará sujeito à disponibilidade.
“É a primeira vez que um cartório vai às ruas do centro de São Paulo para facilitar o acesso à retificação de nomes para as pessoas transgênero às vésperas de um evento importante como a Parada do Orgulho LGBT+. Por meio desta ação, a Amstel dá continuidade à sua frente de iniciativas conectadas com a comunidade e visa facilitar as pessoas a serem quem quiserem ser também nos documentos oficiais”, comenta Vanessa Brandão, diretora de marketing das marcas mainstream do Grupo Heineken no Brasil.
Feira Cultural da Diversidade da Parada LGBT+
A última edição da Feira Cultural da Diversidade da Parada LGBT+, realizada em 2019, contou com cerca de 200 mil visitantes. Já para este ano, além da Amstel, o evento reunirá mais de 50 expositores distribuídos ao longo do Largo do Arouche. Os estandes serão ocupados por comerciantes que trabalham a economia criativa, instituições do meio social e patrocinadores. Também haverá bancas de alimentação. Um palco apresentará atrações musicais e artísticas.
Além da campanha
Desde 2019, a Amstel aborda em sua comunicação os valores conectados com a sua origem na cidade de Amsterdã, como diversidade, liberdade, autenticidade e respeito. Dentro da evolução desta mensagem, criou a campanha I AM WHAT I AM, que tem como objetivo dar espaço para que as pessoas possam se expressar para que elas sejam o que quiserem ser. Junto com o lançamento do filme, a marca também assumiu o compromisso de destinar 10% de sua verba anual de mídia para iniciativas conectadas com a causa LGBTQIA+.
Amstel é a cerveja oficial da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo desde 2019, esteve à frente da live do Orgulho que arrecadou doações para ONGs escolhidas pela Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, que atuam de diferentes maneiras dentro da comunidade — trabalho com jovens LGTBQIA+ da periferia, trabalho de acolhimento para mulheres travestis e transsexuais e doação de alimentos para pessoas LGBTQIA+ em situação de rua.
Em 2020, Amstel promoveu a Live da Pabllo, que levantou fundos para ONGs indicadas pela cantora. O calendário da marca contou também com a Live oficial da Parada do Orgulho LGBT de SP, que teve oito horas de duração e mais de 11 milhões de views. Amstel ainda esteve presente na Live Parada Solidariedade, que teve a verba levantada com a venda da sua lata revertida para a ONG da Parada LGBT de SP.