Para o reforçar a importância do Dia Internacional da Mulher, a Barbie selecionou 11 mulheres ao redor do mundo para fazer parte do grupo Role Models (Mulheres Inspiradoras, em português) e, por aqui, a marca homenageia a professora brasileira Doani Emanuela, que foi escolhida para ganhar uma boneca dela mesma.
Doani Emanuela Bertan tem um canal inclusivo no YouTube, o “Sala 8”, que tem uma abordagem de ensino bilíngue. Ela também ministra aulas para alunos surdos e ouvintes no interior de São Paulo e foi reconhecida em 2020 como uma das 10 melhores professoras do mundo pelo Prêmio Global Teacher Prize.
Para Doani Emanuela, “ser reconhecida como uma mulher inspiradora é algo imensurável, de uma emoção que transborda. É a minha história enquanto criança e como mulher. Minha mãe me criou para seguir meus sonhos. Tenho certeza de que Barbie foi responsável por quebrar paradigmas na infância de muita gente, incluindo na minha, pois enquanto a sociedade dizia o contrário, a boneca mostrava que era possível uma mulher ter seu próprio carro, sua casa, sua profissão”, conclui a professora.
Além da Doani, a Barbie também homenageou outras mulheres empreendedoras de diversos lugares ao redor do mundo, como Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Canadá, México, Austrália, China, Indonésia, Itália, Alemanha e França.
Por meio dessa campanha multifacetada, a Barbie tem apoiado mulheres empreendedoras e está cada vez mais comprometida em ajudar a reforçar o potencial ilimitado de crianças de todo o mundo a partir de ações voltadas à educação e habilidades de liderança.
A iniciativa da Mattel se iniciou a partir da pesquisa “Dream Gap”, de 2018, que mostrou que a partir dos cinco anos de idade as meninas começam a duvidar de seu potencial e perdem a confiança em sua própria competência.