Mais
    InícioPublicidadeDiversidadeChapa Preta: publicitários criam chapa de pessoas negras para diretoria do Clube...

    Chapa Preta: publicitários criam chapa de pessoas negras para diretoria do Clube de Criação

    Chapa Preta chega com proposta de promover diversidade real dentro do mercado da publicidade e da criatividade

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    ✨ O que você precisa saber:

    • Duas chapas estão concorrendo à diretoria do grupo de criação para os próximos dois anos, sendo uma delas a Chapa Preta composta por publicitários negros.
    • A Chapa Preta é liderada por duas mulheres, Joana Mendes e Gabriela Moura, e tem como objetivo promover diversidade e resgatar o prestígio da instituição.
    • A Chapa Preta propõe a criação de um Conselho Colaborativo diverso, parcerias para promover a diversidade na propaganda e iniciativas para aumentar a associação de profissionais negros e não-brancos ao Clube de Criação.

    Na última segunda-feira, o grupo de criação confirmou as inscrições de duas chapas para concorrer à sua diretoria, para a gestão dos próximos dois anos. E uma delas é a Chapa Preta, uma chapa composta totalmente por publicitários negros, com o intuito de promover maior diversidade e tentar resgatar o prestígio da instituição, que recentemente realizou uma polêmica propaganda que celebrava o lado positivo de alguns dos piores momentos da humanidade.

    A presidência e vice-presidência da Chapa Preta ficam a cargo de duas mulheres: Joana Mendes e Gabriela Moura. A chapa ainda é composta por outros nomes, como Israel Bastos e Robson Rodriguez como diretores administrativos, Epaminondas Paulino e Heitor Caetano como diretores de cultura, Erick Willmer e Jessyca Silva como diretores de divulgação, Alan de Sá e Renan Damascena como diretores de editorial, Pedro Balle e Thamara Pinheiro como diretores de relações sociais e Marcelo Augusto e Mariana Mendes como diretores secretários.

    “A Chapa nasceu de um incômodo de seus componentes por só verem a diversidade no discurso das empresas e das instituições que dizem os representar.”, diz trecho do release enviado ao GKPB. “Até pouco tempo, poucos membros dos júris técnicos e palestrantes do festival promovido pelo Clube eram pessoas pretas. Além disso, o acesso de pessoas pretas como associados não condiz com a realidade salarial do mercado, tampouco com a situação econômica em que o país se encontra”, completa.

    Para levantar verba e garantir a associação dos 11 membros, a chapa precisou realizar um movimento de financiamento coletivo.

    A Chapa Preta acredita que diversidade alimenta a criatividade. Dentre as suas propostas, destacam-se:

    • Criação de um Conselho Colaborativo, com pessoas do mercado à parte da diretoria, dentro da proporcionalidade da população, englobando pessoas negras, indígenas, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e pessoas em situação de refúgio;
    • Parceria com o Observatório da Diversidade e entidades correlatas, visando promover e publicar pesquisas com dados estatísticos sobre a diversidade na propaganda;
    • Aproximar o Clube de estudantes de instituições menos visadas ou fora do eixo SP-RJ, com iniciativas que os façam acompanhar e engajar os debates do Festival do Clube de Criação e garantam fácil associação. Buscando potencializar a iniciativa dos Embaixadores do Clube de Criação;
    • Incentivar o aumento do número de associados negros e não-brancos, entre outras.

    As eleições para a diretoria do Clube de Criação acontecem no dia 25/10/2021. E para fazer com que a Chapa Preta seja a primeira eleita com 100% de profissionais negros em sua composição, é preciso:

    1. Votar. Quem é sócio do Clube, tem direito ao voto. Quem ainda não é sócio, ainda há tempo. Assim, uma nova história será iniciada na propaganda brasileira.
    2. Demonstrar apoio público. Porque é preciso mais ação do que discurso.
    3. Conversar. Conversem sobre a Chapa Preta e se questionem sobre as práticas antirracistas possíveis nesse momento.
    4. Conheça a Chapa Preta. O Instagram com apresentação de todos os componentes e apresentação de propostas é @chapapreta.
    - Publicidade -

    Últimos stories

    Rebranding não agradou ao público que acompanha a marca nas redes sociais

    Nova versão do famoso Goiabinha já pode ser encontrada em diversos pontos de venda espalhados pelo Brasil

    Coleção chega nesta quinta-feira, 21, ao site oficial da marca

    A marca traz personagens do anime — Luffy, Zoro, Sanji, Chopper, Nami e Usopp — em embalagens colecionáveis.

    🔥 Em alta agora:

    A Black Friday ainda vale a pena? | GKPBcast #85

    Com a popularização do evento da Black Friday no Brasil há alguns anos, muitos comerciantes decidiram maquiar os preços para fingirem oferecer grandes descontos....

    🔥 Em alta agora:

    A Black Friday ainda vale a pena? | GKPBcast #85

    Com a popularização do evento da Black Friday no Brasil há alguns anos, muitos comerciantes decidiram maquiar os preços para fingirem oferecer grandes descontos....
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,439FãsCurtir
    165,000SeguidoresSeguir
    7,200SeguidoresSeguir
    50,700SeguidoresSeguir
    5,400SeguidoresSeguir
    18,000InscritosInscrever
    Publicidade