Dando continuidade a sua campanha lançada em maio, “Brastemp Edição Compartilhada“, a marca volta mais uma vez e reforça a falta de equidade de gênero nas tarefas de casa em um novo filme. Desta vez, com um vídeo sobre as desculpas deslavadas que as pessoas dão para não ajudar no lar.
Assinada pela FCB Brasil, a campanha mostra camisetas estampadas com desculpas como “não sei como faz”, “quando fui fazer, você já tinha feito”, “você não pediu pra te ajudar” e várias outras. No final, as peças são colocadas na máquina de lavar e as frases vão sumindo. Depois de lavadas, as desculpas se desfazem e revelam o real conceito da campanha: “Tarefa doméstica é tarefa de todos”.
Campanha “Desculpas Deslavadas” da Brastemp.
“Lavar as roupas é uma atividade de todos, não há mais espaço na sociedade para uma divisão de tarefas baseada em gênero. Pensando nisso, estamos trazendo para a campanha as famosas desculpas dadas por aqueles que não se engajam no ambiente da lavanderia, terceirizando o serviço. É uma forma de nos posicionarmos na transformação de como a sociedade olha para as atividades de casa, já que segundo nosso levantamento de maio com o Think Eva, no longo prazo, pode-se estimar que as mulheres passam quase quatro anos da vida lavando as roupas, tempo no qual os homens podem se dedicar a outras tarefas, inclusive ao seu desenvolvimento pessoal e profissional”, comenta Allyne Magnoli, Diretora de Marketing da Whirlpool, detentora da marca Brastemp.
A marca pretende tornar o assunto um debate popular, por isso o filme será veiculado em mídia digital, em elevadores residenciais, e também será tema de discussão no programa Altas Horas da Rede Globo. Já no site da Brastemp, é possível encontrar uma página dedicada ao “Desculpas Deslavadas” com mais informações e a pesquisa feita sobre o tema.
A campanha ainda conta com a hashtag #LaveSuasDesculpas, que permeia todos os conteúdos produzidos para a ação, desde seus vídeos, posts em redes sociais e discurso de influenciadores. Além disso as desculpas também serão expostas em um irônico “Museu das Desculpas” no Pinterest, para que os consumidores consigam interagir.