A empresa global de tecnologia de pagamento revelou este mês a primeira fase da evolução de sua marca. Com a campanha “Conheça a Visa”, a marca está passando por mudanças, incluindo em sua identidade visual, para destacar as funcionalidades de sua rede e seu compromisso de promover a inclusão econômica global.
“As pessoas acham que conhecem a Visa. Consumidores e empresas confiam no poder dessas quatro letras e as veem sempre que abrem a carteira, pagam um fornecedor, entram em uma loja ou pagam uma compra online. O que eles não veem é como essas quatro letras operam a mais dinâmica rede de pessoas, parceiros e produtos”, diz Lynne Biggar, vice-presidente executiva e chefe global de marketing da Visa. “Queremos que a Visa seja vista como mais do que uma empresa de cartão de crédito, entendida como uma rede confiável que impulsiona o comércio”.
A Visa está cada vez mais centrada na habilitação da movimentação financeira. Construída com base no acesso à inclusão econômica, a rede da companhia conecta 3,6 bilhões de credenciais, mais de 70 milhões de estabelecimentos comerciais e dezenas de milhares de parceiros, movimentando um volume anual superior a US$ 11 trilhões.
Durante os últimos cinco anos, a Visa buscou investir US$ 9 bilhões em tecnologia para moldar o futuro do comércio, entregando um conjunto de produtos, serviços e benefícios. A rede flexibiliza o pagamento dos profissionais da economia gig, possibilitando que recebam em tempo real; facilita pagamentos entre pessoas (P2P), permitindo o envio e o recebimento de fundos entre bilhões de cartões e contas no mundo todo; e viabiliza grandes pagamentos internacionais corporativos, entre diversos outros serviços.
Para essa nova etapa, a companhia preparou dois pontos importantes:
Filmes “Conheça a Visa” para destacar o poder da rede
Com foco em mostrar para o consumidor a praticidade e conexão que a Visa oferece, a marca irá lançar uma série de filmes digitais. Inicialmente a Visa apresentou um filme de um minuto desenvolvido pela Wieden+Kennedy, com direção de Malik Hassan Sayeed, para dar o pontapé na campanha “Conheça a Visa”.
Para este projeto, a companhia contratou um elenco de profissionais para realização deste projeto, dentre eles estão Sayeed, a fotógrafa Camilla Falquez, e os diretores da produtora argentina Pantera & Co, Brian Kazez, Pato Martinez e Francisco Canton.
Dentre os benefícios oferecidos pela Visa, alguns receberão mais destaque durante essa campanha, tais como:
• Flexibilidade para receber pagamentos;
• Conexão entre estabelecimentos comerciais locais a vendedores globais;
• O trabalho para um futuro em que a criptomoeda pode ser usada para comprar o que quiser;
• Auxílio em transformar um complemento de renda em um sucesso global.
Nova identidade de marca da Visa
Para simbolizar a mudança na performance da companhia, a Visa também preparou um retoque em sua marca, algo que não mudasse o conceito com confiança, segurança, aceitação e inclusão, mas que incluísse o passado clássico da empresa.
A nova identidade visual, dinâmica e repaginada, foi criada em parceria com a Mucho. A campanha “Conheça a Visa” compartilha um pouco da nova identidade visual da marca que será lançada ainda este ano, trazendo cores renovadas para maior impacto digital, fonte exclusiva criada para otimizar as experiências digitais e um símbolo de marca atualizado para expressar o propósito da organização.
No decorrer de 2021, a nova identidade de marca da Visa será vista nos mais de 200 países e territórios em que a empresa opera, pontuando sua estratégia comercial primária que abrange:
• Pagamentos de pessoas físicas, onde o foco é expandir o acesso e migrar os US$ 17 trilhões pagos em dinheiro e cheque no mundo todo para os pagamentos digitais.
• Novos fluxos de pagamento, incluindo pagamentos P2P internacionais e uma série de serviços de valor agregado para que empresas de todos os portes operem no cenário atual; identificar novas oportunidades de crescimento e manter nossa missão de tornar a Visa a rede mais segura, resiliente e confiável.
• Diferentes ofertas e soluções nascidas de parcerias com fintechs e marcas estabelecidas, relacionamentos com governos do mundo todo e tecnologias inovadoras criadas para o futuro.
“Esta evolução da marca captura a ambição e a ousadia da Visa, expressando aquilo em que acreditamos e nos esforçamos para alcançar”, afirma Biggar. “Com a reabertura do mundo e o crescente uso de novas formas de movimentar o dinheiro, não há momento melhor para mostrarmos nosso trabalho e o quanto uma marca com a escala da Visa e movida por um propósito pode fazer para promover a prosperidade de pessoas, negócios e economias”.
Essa é mais uma das marcas que entra para o mundo dos redesigns durante a pandemia, como já falamos por aqui no GKPB em um dos episódios no Break Publicitário. Para saber mais sobre essa nova etapa da companhia e conhecer o propósito da Visa, você pode acessar o site oficial da campanha.