Mais
    InícioNegóciosEntrevistaGiraffas 40 anos: “Deixaremos a festa para outra oportunidade”

    Giraffas 40 anos: “Deixaremos a festa para outra oportunidade”

    Luciana Morais, diretora de marketing da marca, faz um balanço deste período de pandemia e comenta sobre o futuro das redes de fast-food

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    ✨ O que você precisa saber:

    • Giraffas comemora 40 anos de mercado valorizando a culinária brasileira com pratos típicos.
    • Pandemia acelerou investimento em delivery, franquias menores e expansão para cidades do interior.
    • Marca celebra aniversário de forma mais modesta, com selo comemorativo, sobremesas especiais e brindes nostálgicos.

    Em 2021 a rede de fast-food Giraffas completa 40 anos de mercado. Com a ideia de valorizar a culinária brasileira, a marca apostou em pratos com arroz, feijão, ovo frito e carnes grelhadas, para conquistar o consumidor.

    Para entender o atual momento da marca, o GKPB conversou com Luciana Morais, diretora de marketing do Giraffas, que fez um balanço deste período de pandemia e revelou quais foram os principais aprendizados.

    Nesta entrevista, a executiva ainda comenta sobre os insights que a mudança de comportamento das pessoas trouxe para a marca, de como observa o futuro das redes de fast-food e de que a comemoração do Giraffas para os seus 40 anos será mais modesta. Acompanhe abaixo alguns trechos do bate-papo.

    Luciana Morais, diretora de marketing do Giraffas, fala sobre os 40 anos da marca no Brasil (Crédito: Divulgação)

    Que balanço o Giraffas faz deste período de pandemia? Quais foram os aprendizados?

    Assim como todos os restaurantes, fomos fortemente afetados pelos fechamentos das lojas. As ações que estavam previstas para acontecer a longo prazo foram aceleradas. Como, por exemplo, o investimento em delivery e a expansão de unidades para o interior do país, basicamente em regiões de expansão da produção agrícola. 

    Em 2020 lançamos o Giraffas Burger, uma franquia de menor investimento, de custo operacional reduzido e de rápida implementação. Hoje, dependemos fortemente das unidades em shoppings centers, mas entendemos que lojas de rua e em cidades pequenas são essenciais para a nossa expansão.

    Vale ressaltar que começamos a fazer esses investimentos antes da pandemia, e essa estratégia veio ao encontro do cenário que se apresentou no ano passado. Também revisitamos a importância da experiência do consumidor no ponto de venda, agora reforçado sob o ponto de vista da conjuntura.  

    Lojas de rua e em cidades pequenas são importantes para a nossa expansão da marca Giraffas no Brasil (Crédito: Divulgação)

    Em 2021 o Giraffas completa 40 anos de atuação no mercado. O que a marca planeja para celebrar a data?

    O Giraffas planejava um evento nos moldes do que foi realizado nos 25 anos da marca. Mas, obviamente, deixaremos a festa para uma outra oportunidade. A data não pode passar em branco, afinal é uma marca que pouquíssimas empresas do setor atingiram. Com isso, criamos um selo comemorativo, que permeia toda a nossa comunicação.

    Também realizamos um cobrading com a Nestlé e desenvolvemos sobremesas feitas de beijinho e brigadeiro, que remetem a festa, com o mote ‘Vem comemorar com a gente’. 

    Além disso, todos os nossos brindes da linha infantil estão ligados à nostalgia e à memória afetiva do que aconteceu durante esses 40 anos. Recentemente, tivemos brindes licenciados do Power Rangers e, agora em maio, teremos a Corrida Maluca. 

    A mudança de comportamento das pessoas e este novo consumidor mais digitalizado trouxe novos insights para a marca?

    Sim, já estávamos acompanhando este comportamento do consumidor cada vez mais digitalizado. E isso foi acelerado durante a pandemia. Entendemos a importância de estar onde o consumidor estiver.

    A união do marketing com a tecnologia, utilizando ferramentas de BI, por exemplo, é fundamental para entender a trajetória desse consumidor. É essencial entender, ouvir o que o cliente quer e como ele quer, para, cada vez mais, facilitar a vida desse consumidor.

    O conteúdo nas plataformas digitais é cada vez mais importante. Ficou mais difícil se comunicar com um consumidor crossmedia?

    Não. Agora o consumidor faz parte da construção da história da marca. É mais fácil estar próximo e se comunicar. Mas é preciso estar disposto, saber ouvir e deixar que ele participe dessa criação. Criamos conteúdo e há uma participação efetiva do consumidor na marca.  

    As famosas Giraffinhas da marca vão celebrar os 40 anos do Giraffas (Crédito: Reprodução)

    Como você observa o futuro das redes de fast-food e quais são as perspectivas para este ano?

    Falamos muito em digitalização e tecnologia, mas a experiência humana é insubstituível. Temos que ser tecnológicos, mas não podemos esquecer do fator humano mesmo que seja virtual. Nossa missão é levar comida gostosa e momentos de alegria, seja essa experiência física ou digital.

    Do ponto de vista de faturamento, a previsão para este ano é crescer 60% sobre 2020, ficando entre 85% e 90% do resultado de 2019, o melhor ano da história da Giraffas em termos nominais.

    - Publicidade -

    Últimos stories

    Novidade foi anunciada no perfil oficial da Crocs USA e poderá chegar ao Brasil em breve

    Inspirada no universo alegre dos desenhos infantis, a nova cápsula está recheada de criatividade para toda a família

    Além da novidade, o Panettone da Tortuguita, sucesso de outras temporadas, também chega com novas máscaras colecionáveis.

    Rebranding não agradou ao público que acompanha a marca nas redes sociais

    🔥 Em alta agora:

    Crocs e Netflix criam modelo inspirado em Round 6

    Com a chegada da segunda temporada de Round 6 na grade de produções da Netflix, a Crocs e a gigante do streaming se uniram...

    🔥 Em alta agora:

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,434FãsCurtir
    165,000SeguidoresSeguir
    7,200SeguidoresSeguir
    50,700SeguidoresSeguir
    5,400SeguidoresSeguir
    18,000InscritosInscrever
    Publicidade