Mais
    InícioNegóciosEntrevistaGiraffas 40 anos: “Deixaremos a festa para outra oportunidade”

    Giraffas 40 anos: “Deixaremos a festa para outra oportunidade”

    Luciana Morais, diretora de marketing da marca, faz um balanço deste período de pandemia e comenta sobre o futuro das redes de fast-food

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    Em 2021 a rede de fast-food Giraffas completa 40 anos de mercado. Com a ideia de valorizar a culinária brasileira, a marca apostou em pratos com arroz, feijão, ovo frito e carnes grelhadas, para conquistar o consumidor.

    Para entender o atual momento da marca, o GKPB conversou com Luciana Morais, diretora de marketing do Giraffas, que fez um balanço deste período de pandemia e revelou quais foram os principais aprendizados.

    Continua depois do anúncio

    Nesta entrevista, a executiva ainda comenta sobre os insights que a mudança de comportamento das pessoas trouxe para a marca, de como observa o futuro das redes de fast-food e de que a comemoração do Giraffas para os seus 40 anos será mais modesta. Acompanhe abaixo alguns trechos do bate-papo.

    Luciana Morais, diretora de marketing do Giraffas, fala sobre os 40 anos da marca no Brasil (Crédito: Divulgação)

    Que balanço o Giraffas faz deste período de pandemia? Quais foram os aprendizados?

    Assim como todos os restaurantes, fomos fortemente afetados pelos fechamentos das lojas. As ações que estavam previstas para acontecer a longo prazo foram aceleradas. Como, por exemplo, o investimento em delivery e a expansão de unidades para o interior do país, basicamente em regiões de expansão da produção agrícola. 

    Inscreva-se para receber nossas notícias e novidades em seu e-mail e cancele quando quiser.

    Em 2020 lançamos o Giraffas Burger, uma franquia de menor investimento, de custo operacional reduzido e de rápida implementação. Hoje, dependemos fortemente das unidades em shoppings centers, mas entendemos que lojas de rua e em cidades pequenas são essenciais para a nossa expansão.

    Vale ressaltar que começamos a fazer esses investimentos antes da pandemia, e essa estratégia veio ao encontro do cenário que se apresentou no ano passado. Também revisitamos a importância da experiência do consumidor no ponto de venda, agora reforçado sob o ponto de vista da conjuntura.  

    Lojas de rua e em cidades pequenas são importantes para a nossa expansão da marca Giraffas no Brasil (Crédito: Divulgação)

    Em 2021 o Giraffas completa 40 anos de atuação no mercado. O que a marca planeja para celebrar a data?

    Continua depois do anúncio

    O Giraffas planejava um evento nos moldes do que foi realizado nos 25 anos da marca. Mas, obviamente, deixaremos a festa para uma outra oportunidade. A data não pode passar em branco, afinal é uma marca que pouquíssimas empresas do setor atingiram. Com isso, criamos um selo comemorativo, que permeia toda a nossa comunicação.

    Também realizamos um cobrading com a Nestlé e desenvolvemos sobremesas feitas de beijinho e brigadeiro, que remetem a festa, com o mote ‘Vem comemorar com a gente’. 

    Além disso, todos os nossos brindes da linha infantil estão ligados à nostalgia e à memória afetiva do que aconteceu durante esses 40 anos. Recentemente, tivemos brindes licenciados do Power Rangers e, agora em maio, teremos a Corrida Maluca. 

    Continua depois do anúncio

    A mudança de comportamento das pessoas e este novo consumidor mais digitalizado trouxe novos insights para a marca?

    Sim, já estávamos acompanhando este comportamento do consumidor cada vez mais digitalizado. E isso foi acelerado durante a pandemia. Entendemos a importância de estar onde o consumidor estiver.

    A união do marketing com a tecnologia, utilizando ferramentas de BI, por exemplo, é fundamental para entender a trajetória desse consumidor. É essencial entender, ouvir o que o cliente quer e como ele quer, para, cada vez mais, facilitar a vida desse consumidor.

    O conteúdo nas plataformas digitais é cada vez mais importante. Ficou mais difícil se comunicar com um consumidor crossmedia?

    Não. Agora o consumidor faz parte da construção da história da marca. É mais fácil estar próximo e se comunicar. Mas é preciso estar disposto, saber ouvir e deixar que ele participe dessa criação. Criamos conteúdo e há uma participação efetiva do consumidor na marca.  

    As famosas Giraffinhas da marca vão celebrar os 40 anos do Giraffas (Crédito: Reprodução)

    Como você observa o futuro das redes de fast-food e quais são as perspectivas para este ano?

    Falamos muito em digitalização e tecnologia, mas a experiência humana é insubstituível. Temos que ser tecnológicos, mas não podemos esquecer do fator humano mesmo que seja virtual. Nossa missão é levar comida gostosa e momentos de alegria, seja essa experiência física ou digital.

    Continua depois do anúncio

    Do ponto de vista de faturamento, a previsão para este ano é crescer 60% sobre 2020, ficando entre 85% e 90% do resultado de 2019, o melhor ano da história da Giraffas em termos nominais.

    Conheça nosso podcast

    - Publicidade -

    Últimos stories

    Foodtech faz parceria com o chef Diego Oka para revelar uma nova alternativa vegetal da ‘sopa de tartaruga’, que corre risco de extinção

    Além dos sabores já existentes, os consumidores poderão experimentar os novos Frappe Fini Mini Bananas e Frappe Fini Mini Amora

    Com efeitos especiais e formato inovador que simula os altos e baixos do relacionamento entre mães e filhos, marca surpreende e retrata fase atribulada ao celebrar o Dia das Mães

    Para a nova coleção a marca trouxe cinco personalidades muito conhecidas no universo da Marvel

    🔥 Em alta agora:

    Vincent Martella estrela comercial do Burger King Brasil

    O Burger King sabe exatamente que o seu público gosta de atitudes ousadas e inesperadas. Foi justamente nesse sentido que a rede correu para...

    🔥 Em alta agora:

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,888FãsCurtir
    145,000SeguidoresSeguir
    16,800InscritosInscrever
    Publicidade