As redes sociais ultimamente estão se movimentando bastante para incrementar novidades em suas plataformas, talvez por um reflexo da pandemia, onde as pessoas tendem a passar mais tempo em seus smartphones. O Twitter é uma das redes que mais têm se movimentado atualmente, mas dessa vez o Instagram vem na sua cola, ambas estão testando novos modelos de reação.
Diferente do Facebook, o Instagram e o Twitter sempre tenderam a ser mais minimalistas no quesito de reação aos posts da plataforma, ou gosta, ou não gosta, e assim foi durante bastante tempo. Com a chegada dos stories, foi questão de tempo até as “reações rápidas” e agora a plataforma está testando um novo modelo para reações.
De acordo com a InstaLeaks, que costuma publicar as atualizações do Instagram, a plataforma está testando um outro modelo de reação para os stories. Se essa atualização vingar, além das reações com emojis, também será possível reagir com gifs, que estarão separados em categorias como “Happy, Love, Funny, Sad”.
A novidade pode possibilitar que a plataforma trabalhe outros modelos de anúncios, com a capacidade de oferecer gifs rápidos de determinadas empresas, filmes, reações em destaque etc.
Já para os amantes do passarinho azul a notícia pode ser um pouco mais impactante, pois a plataforma caminha em direção às reações do Facebook. O Twitter está realizando uma pesquisa com alguns usuários selecionados para que um modelo de reações substitua o “curtir”.
O consultor de mídias sociais, Matt Navarra, publicou um tweet mostrando como seria aplicado esse novo modelo e a recepção das pessoas não foi das melhores, já que ainda tem muita gente tentando superar a troca da estrelinha do “fav” pelo coração de “curtir”.
Para nosso alívio as novidades ainda não foram confirmadas, justamente por estarem em fase de testes, mas fica o aviso caso a gente tenha que se acostumar com esse novo visual das redes.