O Instagram acaba de publicar suas novas políticas de uso em seu blog e as novidades chegam para garantir um ambiente mais seguro e confortável para a comunidade, com prioridade, nesse momento, para menores de idade que estão na plataforma.
Segundo anúncio, a rede social irá proibir que adultos falem com crianças que não os seguem. Ao tentar contato, a mensagem “Você não pode falar com essa pessoa a menos que ela te siga” aparecerá no lugar da caixa de diálogo.
Além disso, serão inseridos alertas de segurança que serão exibidos para adolescentes quando eles entrarem em contato com pessoas que tiveram um comportamento potencialmente suspeito. Aqueles que se depararem com esse alerta poderão reportar ou bloquear instantaneamente o usuário.
As opções de alerta também instruem o jovem que estiver utilizando a plataforma, com mensagens explicando que eles não devem se sentir pressionados a responder mensagens e precisam ter cuidado ao compartilhar fotos, vídeos e informações pessoais com pessoas desconhecidas.
Para criar uma conta no Instagram atualmente, é necessário ter 13 anos ou mais, mas isso pode ser facilmente burlado. A empresa está desenvolvendo um sistema de reconhecimento facial com inteligência artificial e tecnologia de aprendizado autônomo para detectar a idade de uma pessoa no momento de criação da conta.