Nesta sexta-feira, a Folha de S. Paulo está completando 100 anos. E enquanto o próprio veículo celebra seu centenário, outro jornal quis aproveitar a situação para mostrar um clima amistoso e, claro, garantir um bom trabalho de branding. Nesta manhã o público que assina o jornal O Globo se deparou com um anúncio pra lá de diferente, parabenizando seu concorrente.
“Folha, hoje, mais do que nunca, a gente te deseja saúde”, dizia o texto em caixa alta e destaque no anúncio que pegou uma página inteira. E brincou: “Parabéns, Folha de S. Paulo: há 100 anos exercendo o melhor da ciência do jornalismo. Amanhã a gente volta a disputar o posto de quem é o mais lido do país”. Veja:
100 anos da Folha
A Folha aproveitou os 100 anos de história para celebrar seu pioneirismo no Brasil. Em entrevista ao próprio jornal, o Publisher Luiz Frias falou um pouco sobre a importância da Folha no passado e para o futuro do jornalismo no Brasil. “A Folha foi pioneira no Brasil, com o modelo de negócio que está reinventando as companhias que fazem jornalismo profissional no mundo, também chamado de jornalismo de qualidade ou de prestígio”, disse
“A Folha inaugurou o paywall no Brasil, hoje seguido pelos demais. É um modelo digital que dá maior importância à assinatura e menor à publicidade. Do total de assinaturas vendidas pela Folha em 2020, 80% foi digital. Fechamos o ano de 2020 com os assinantes digitais representando mais de dois terços da carteira e poucos pontos percentuais abaixo dos 40% em receita. Nossa meta é, em dois anos, chegar ao The New York Times, com metade da receita de circulação vinda do digital.”, completou Luiz Frias.
A criação é da BETC/Havas.