A Nescau, marca de cereais matinais, biscoitos e bebidas lácteas da Nestlé, anunciou que a partir deste mês vai substituir 100% dos canudos plásticos de suas bebidas por alternativas de papel. Esta jornada de sustentabilidade da marca foi iniciada em no ano passado, com o anúncio da retirada de parte dos canudos plásticos de Nescau Prontinho.
Com o compromisso de reduzir o uso de plástico em seus produtos, Nescau estende a substituição de seus canudos de plástico por canudos de papel para todo o seu portfólio, assim como todas as outras bebidas de Nestlé. A iniciativa vai fazer com que a empresa deixe de utilizar mais de 300 milhões de canudos plásticos por ano a partir de 2021, totalizando cerca de 128 toneladas de plástico a menos. O investimento total nesta jornada foi de R$ 50 milhões (o que inclui nova linha de produção, adaptações em fábrica e comunicação) e integra as comemorações de 100 anos da Nestlé no Brasil, que serão completados no próximo ano.
Além da eliminação dos canudos plásticos, Nescau também está adotando uma redução de uso de materiais de embalagens em sua linha de bebidas, fabricadas na unidade de Feira de Santana (BA). Após diversas pesquisas e investimentos, os plásticos que mantêm unidas as embalagens de Nescau Prontinho nos packs de três, nove e 27 unidades serão eliminados e substituídos por envoltórios de papel, resultando na redução do uso de 278 toneladas de plástico.
Com uso de cola para manter pallets unidos, a companhia também conseguiu adotar um novo sistema para retirar os plásticos que envolviam os produtos que saíam da fábrica para distribuição. Com isso, serão eliminadas mais 16 toneladas de materiais plásticos por ano. No total, as ações de retirada dos canudos, shrink e stretch film juntas vão resultar na redução de mais de 420 toneladas de plástico.
Vale lembrar que as recentes iniciativas de Nescau não estão limitadas apenas as embalagens. A marca também criou um novo produto orgânico pronto para beber, em embalagem que dispensa o uso de tampas plásticas. Com a novidade, a empresa vai evitar a utilização de mais de 600 mil tampas por ano, o que equivale a cerca de 2,6 toneladas de plástico.
O objetivo da Nestlé é de, até 2025, tornar todas as suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis em todo o mundo, em um trabalho que passa por repensar materiais, desenvolver cadeias de coleta seletiva e engajar e educar consumidores e parceiros.