A Globo e a Tornak Holding anunciaram ao mercado o GExperience (Gex), uma experiência imersiva e multiplataforma para promover marcas e canais Globo. A iniciativa é inédita no país e foi inspirada em uma tendência que já é realidade em lugares como Estados Unidos e Europa.
A experiência será o ponto de encontro entre o universo de produtos oferecidos pela Globo com seus consumidores, que poderão viver experiências interativas reais e virtuais com marcas e conteúdos. A GEx tem como intuito mexer com o imaginário das pessoas de todas as idades, promovendo resgate de memórias afetivas, ou imergindo os mais novos em experiências tecnológicas.
Por dentro do GExperience
A experiência será dividida em três grandes territórios, que têm total sinergia com a programação da Globo: esporte, entretenimento e geração de conteúdo. Dentro desse complexo temático do universo da marca, já estão previstos espaços como: praça central, gift shop, restaurante, café, quadra esportiva tecnológica, arena de eventos e games, cabines de streaming, um estúdio Globo, além de uma área dedicada às crianças assinada pelo Gloob.
A curadoria de temas do GExperience seguirá as grades dos canais Globo, que poderão usar o estúdio para transmissões ao vivo ou gravações. As atividades serão renovadas constantemente, sempre em linha com a programação. Além de se divertir nos ambientes fixos, os frequentadores do shopping ainda poderão, eventualmente, estar nesses bastidores da TV.
A diversão é para todas as idades. Em um dos ambientes, uma quadra interativa adaptada para futebol, basquete e vôlei. Dinâmicas nas telas que compõem o espaço poderão ensinar o público a replicar um gol icônico, por exemplo, ou uma jogada inesquecível da seleção brasileira. Caso o visitante consiga refazer a jogada corretamente, poderá ser saudado pelas maiores vozes do esporte brasileiro, como em uma narração de Galvão Bueno.
Na arena de games, mais de 150 eventos estão programados para acontecer, seguindo o calendário das principais competições de diversas modalidades e a própria programação do ecossistema de games e eSports da Globo – o espaço multiuso também foi projetado para sediar lançamentos de programas, novelas, séries do Globoplay.
O restaurante, concebido como se fosse um grande estúdio de TV, será dividido em diferentes espaços temáticos que podem ser atualizados espelhando o conteúdo da telinha. Será um portal para um verdadeiro mergulho na história da televisão brasileira, ambientado com objetos icônicos compondo o cenário como, por exemplo, uma claquete usada nos primeiros programas de auditório ou itens de memorabília de novelas que entraram para a história.
Tecnologia
O projeto foi inteiramente concebido a partir do que há de mais avançado quando se trata de tecnologia aliada ao entretenimento. Uma das ativações, por exemplo, é uma cápsula imersiva 9D que roda em VR. Já com o Talent Mirror será possível tirar uma foto com talentos da Globo, sem que estejam fisicamente ali. Também será possível experimentar virtualmente figurinos icônicos de novelas e até mesmo fazer parte dos programas, sendo entrevistado por apresentadores reais, mas em ambiente virtual.
O espaço
O espaço será instalado em mais de 2,5 mil m² no shopping Market Place, em São Paulo, onde o público encontrará dez operações simultâneas diversas como, por exemplo, restaurante, arena de games e eSports, área infantil, Espaço Estúdios Globo com atividades interativas reais e virtuais, além de um estúdio propriamente dito onde programas dos canais Globo, incluindo TV Globo, Multishow, SporTV, GNT, entre outros, poderão ser ancorados ao vivo ou mesmo gravados com participação do público.
As obras começam em novembro deste ano e a inauguração está prevista para o primeiro semestre de 2021, obedecendo as regras de convívio social que estiverem em vigor no momento da inauguração.