Mais
    InícioInovaçãoClaro introduz 'rede 5G' em São Paulo e Rio de Janeiro

    Claro introduz ‘rede 5G’ em São Paulo e Rio de Janeiro

    A rede 5G que será oferecida pela Claro não é definitiva e pode ser considerada uma rede de transição entre o 4G e o 5G com velocidade até 12 vezes mais rápida.

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    O Brasil acaba de se tornar o terceiro país da América do Sul a disponibilizar uma rede 5G comercial disponível. Isso porque a Claro, em parceria com a Ericsson e Motorola, está disponibilizando uma rede que cumprirá a função de transição entre o 4G e 5G. A rede, batizada de 5G DSS já começou a ser disponibilizada em alguns bairros das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

    Enquanto os leilões para aquisição de frequências da Anatel estão para a acontecer, a Claro está implementando o que seria a rede intermediária entre o 4G e 5G. Sendo assim, o 5G oferecido pela operadora não é o definitivo, trata-se de uma rede que utiliza a tecnologia Dynamic Spectrum Sharing (DSS), que permite as operadores utilizarem o espectro já existente em mais de uma tecnologia, compartilhando assim a frequência entre as redes 2G, 3G, 4G ou 5G.

    Continua depois do anúncio
    Veja também:  Mercado Livre cria a primeira 'Placa Gandula' do futebol brasileiro

    A Claro realizou testes com a nova rede no estádio Allianz Parque e apresentou a diferença de velocidade entre as redes 4G, 4G LTE e 5G que alcançaram os seguintes resultados:

    • 4G com velocidade de download em 21,1 mb/s e latência de 21 ms
    • 4,5G (LTE) com velocidade de download de 210 mb/s e latência de 26 ms
    • 5G com velocidade de download de 414,6 mb/s e latência de 15 ms

    Por outro lado, apesar do avanço significativo e rápido na implementação da tecnologia, o único aparelho compatível no mercado é o novo Motorola Edge (disponível por cerca de R$ 5 mil na pré-venda). Além disso, a área de cobertura nessa fase está limitada a alguns bairros de São Paulo e do Rio de Janeiro. Entre eles está o bairro Paraisópolis, em São Paulo, que conta com a tecnologia para projetos de saúde e educação. Confira:

    Veja também:  Brahma Phone: marca traz solução para roubos e furtos no carnaval

    Com informações de: Tecnoblog.

    Conheça nosso podcast

    - Publicidade -

    Últimos stories

    Com ingressos esgotados em menos de uma hora, a pop-up store da SHEIN recebeu cerca de 8 mil pessoas entre os dias 12 e 15 de abril

    Os paulistanos ganharão também dois picolés exclusivos nos sabores Pavlova e Pistacchio

    As latas com a nova identidade da marca chegam ao Brasil um ano após o anuncio da mudança

    Em dois modelos diferentes, puffers da Baw apostam no estilo e na usabilidade

    🔥 Em alta agora:

    Pepsi começa a adotar novo logo no Brasil

    No início do ano passado, a Pepsi anunciou sua nova identidade visual em celebração aos seus 125 anos. Com a intenção de unir o...

    🔥 Em alta agora:

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,861FãsCurtir
    145,000SeguidoresSeguir
    16,800InscritosInscrever
    Publicidade